Cultura & Lazer Titulo
Volta ao mundo em picadas e mordidas
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
02/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Viver perigosamente não é para qualquer um. Quando se é maluco o bastante para enfrentar os mais estranhos e perigosos seres da natureza, que pessoas comuns nem sonhariam encarar, é importante que uma câmera registre tudo. Essa é a ideia de "Entre Picadas e Mordidas", programa que estreia hoje, às 21h, no canal pago National Geographic.

A produção é comandada pelo corajoso e carismático doutor Mike Leahy. Ele viaja a diferentes locais do mundo para ficar frente a frente com os mais diversos espécimes do reino animal e se deixar atacar.

O emprego incomum pode assustar alguns telespectadores, mas não o apresentador. "É preciso ser um pouco louco para fazer esse tipo de coisa. Apesar de ser bem perigoso e doloroso, é um trabalho no qual me divirto muito", diz o virologista inglês.

O programa começou a ser gravado em fevereiro do ano passado e rendeu a Leahy mais de 150 picadas em cerca de 50 países, entre eles Austrália, Camboja, Paquistão, Irã e Nova Zelândia. "Me deu a oportunidade de viajar para lugares incríveis e conhecer pessoas fascinantes, além de ver as criaturas mais interessantes do mundo."

BRASIL - A diversidade da fauna brasileira não poderia ficar de fora. No ano passado, a equipe esteve na floresta Amazônica e no Rio de Janeiro por pouco mais de duas semanas para realizar as gravações do primeiro episódio da atração.

Logo em sua primeira missão, o apresentador teve encontro nada amistoso com dezenas de formigas-de-fogo, cujo veneno dá a sensação de queimação. O efeito foi tão intenso que ele teve de ser levado ao hospital.

"Foi uma grande surpresa. Elas são tão pequenas e achávamos que seria divertido, tanto que ficamos descalços. Mas de divertido não teve nada e se tornou uma coisa bem séria", revela, em tom de brincadeira.

Ainda em solo nacional, o virologista também foi cobaia do veneno da aranha-armadeira, que causa dolorosa e duradoura ereção nos homens, dos espinhos da lagarta Lanomia (popularmente conhecida como taturana), que provocam sangramento em diferentes pontos do corpo, e do barbeiro, transmissor da doença de Chagas.

A temporada de estreia de "Entre Picadas e Mordidas" segue pelo Vietnã, Índia e na ilha de Bornéu em seus primeiros episódios.

Leahy destaca sua visita aos territórios das águas-vivas, na Austrália, e o episódio da centopeia gigante, natural do Vietnã. Segundo ele, "as situações mais interessantes são aquelas em que não sabemos o que pode acontecer".

Quem imagina que todos os ferimentos do apresentador têm algum fim científico está completamente enganado. "As pessoas gostam de situações inusitadas como essas e nós as mostramos ao público. A graça de tudo são as picadas e mordidas e nossas reações", diz o doutor.

Apesar de a estreia ocorrer em um domingo, a exibição habitual da série será às terças-feiras, às 20h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;