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Poupar equipamento: essa é a nova lei da Fórmula 1 2005
Por Do Diário OnLine
05/03/2005 | 23:05
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Na eterna busca pela competitividade entre as equipes grandes, médias e pequenas, a Fórmula 1 modificou mais uma vez suas regras para o Mundial de 2005. As alterações ocorreram nos pontos que são considerados cruciais para este objetivo, que são: pneus; motores, aerodinâmica; e sessão de classificação.

Pneus – A farra de dez jogos de pneus por corrida acabou. A partir do Grande Prêmio da Austrália, cada piloto terá apenas o direito a quatro jogos durante todo o fim de semana. Dois, um de pneus duros e outro de macios, serão utilizados nos dois treinos livres da sexta-feira – dia em que o piloto escolherá o composto a ser adotado no restante do fim de semana.

Como já usou dois jogos na sexta, o piloto terá direito a apenas mais dois jogos de pneus para os treinos de sábado e a corrida de domingo. Um deles será utilizado nos treinos livres e o outro nas duas sessões classificatórias e na corrida.

É preciso destacar que neste ano está proibida a troca de pneus durante o Grande Prêmio sem que haja um motivo de força maior, que seriam chuva ou qualquer irregularidade no pneu que coloca em risco o andamento da corrida e a segurança do piloto.

Motor – Em 2005 a palavra de ordem quando o assunto for motor é ‘durabilidade’. As novas regras da categoria obriga que o propulsor de cada carro dure, no mínimo, duas corridas. Além da competitividade, esta medida é considerada fundamental para a vida financeira das pequenas e médias equipes. No ano passado, o motor deveria ter vida útil de apenas um GP.

No entanto, assim como já acontecia em 2004, o piloto perderá dez (10) posições no grid de largada caso seja obrigado, por qualquer motivo, a trocar de propulsor durante o fim de semana. Na hipótese de haver um problema durante a corrida, o piloto terá o direito de trocar de motor para a próxima etapa do campeonato (este propulsor, por sua vez, terá que durar novamente dois GPs).

Aerodinâmica – O desenho dos carros de Fórmula 1 não param de evoluir. Para o Mundial deste ano, os ‘cartolas’ da categoria ‘top’ do automobilismo mundial desafiou engenheiros e projetistas como uma pequena alteração de medidas. A asa dianteira não poderá ficar a menos de 15 centímetros do chão e o aerofólio foi recuado para 15 centímetros mais perto do ‘bólido’.

Definição do Grid – Ao contrário da tradicional definição do pole-position no treino oficial de sábado, o grrid oficial da cada GP será conhecido no domingo. De acordo com a nova regra, o treino classificatório ocorrerá em duas etapas:

A primeira será no sábado. Pela ordem inversa da última corrida, cada piloto entrará na pista a fará uma volta lançada. A segunda parte ocorre no domingo pela manhã, quando, pela ordem inversa dos tempos obtidos no sábado, os pilotos voltam à pista para mais uma volta lançada. O pole será definido depois da soma dos dois tempos (sábado + domingo). Quem não marcar tempo em uma das duas sessões vai para o fim do grid.




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