Internacional Titulo
Alemaes homenageiam Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht
Por Do Diário do Grande ABC
10/01/1999 | 15:53
Compartilhar notícia


Mais de cem mil pessoas se reuniram neste domingo em um cemitério de Berlim para lembrar a morte, há 80 anos, dos dois líderes revolucionários, Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht.

O chamado para comemorar a data foi feito pelo Partido Comunista renovado (PDS), que a cada ano homenageia os dois mártires que simbolizam a repressao contra-revolucionária na Alemanha do início do século.

Nas ruas de Berlim, uma marcha organizada por movimentos de extrema esquerda, em memória dos heróis comunistas, reuniu 5 mil pessoas e teve confrontos entre os manifestantes e as forças de ordem. Trinta pessoas foram presas.

Desde a queda do muro de Berlim, ao final de 1989, o PDS organiza anualmente esta manifestaçao. Na antiga República Democrática Alema (RDA), esta manifestaçao era feita no segundo domingo de janeiro.

Rosa Luxemburgo e Karl Liebnecht dirigiram a insurreiçao espartaquista e morreram em 15 de janeiro de 1919 na repressao desta. Antes de morrer, os dois fundaram o Partido Comunista da Alemanha (KPD).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;