Automóveis Titulo
Engenheiros de olho no futuro
Por Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
13/10/2010 | 07:05
Compartilhar notícia
Divulgação


 

O futuro está cada vez mais próximo. Pelo menos é o que foi possível constatar nos estandes de 89 empresas nacionais e estrangeiras durante o Congresso SAE Brasil, realizado na semana passada no Expo Center Norte, em São Paulo. Fabricantes do setor automotivo mostraram as tecnologias que estão desenvolvendo e que brevemente estarão disponíveis nos carros. Algumas delas têm como objetivo causar menos impacto ao meio ambiente, reduzir o consumo de combustível e emissões.

Outras propõem a aplicação de materiais naturais e recicláveis ou oferecem maior interação do motorista com o veículo.

CARRO SUSTENTÁVEL
A Plascar, por exemplo, apresentou um protótipo de carro sustentável. À exceção do chassi e do motor elétrico, cada componente do veículo foi projetado, desenvolvido e manufaturado usando 100% de plásticos de engenharia recicláveis.

O carpete foi feito com fibras de garrafas PET, as janelas e o teto panorâmico de policarbonato e as rodas de polímeros de altíssima performance. O sistema de iluminação usa LEDs nos faróis e lanternas. Segundo o gerente de engenharia, Marcio Tiraboschi, o conceito foi feito para mostrar que a empresa tem capacidade para fornecer todo o material utilizado no carro para as montadoras que se interessarem.

SEGURANÇA
A Bosch apresentou a nona geração do ABS para motocicletas. Engenheiros da empresa no Japão desenvolveram um sistema 60% mais leve e 50% menor que é específico para veículos de duas rodas. O tamanho e o custo reduzidos deverão permitir que, no futuro, o equipamento de segurança seja instalado também em motos de pequena cilindrada.

CONECTIVIDADE
A Visteon apresentou um sistema multimídia que integra várias funções de entretenimento como rádio AM/FM, rádio digital, acesso à internet e sistema de navegação com mapas on-line. As funções são controladas por uma tela de LCD touch screen. Outra novidade é um quadro de instrumentos de LCD reconfigurável.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;