Cultura & Lazer Titulo
Região participa com duas peças da 21ª edição do Fetesp
Gustavo Uribe
Especial para o Diário OnLine
25/10/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Conhecida como a capital da música no Estado, a cidade de Tatuí, a 130 km de São Paulo, guarda os instrumentos de percussão e abre as cortinas, a partir deste sábado, para o mais importante festival de teatro amador do Estado de São Paulo. Há 21 anos na cidade, o Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo) mobiliza mais de 300 profissionais e um público médio de 800 pessoas, revelando as futuras promessas dos palcos paulistas. "Atores importantes da nova geração, como João Baldasseirine (um dos protagonistas do filme "Linha De Passe", de Walter Salles), começaram aqui", conta Carlos Ribeiro, coordenador do evento. "Além de ser uma oportunidade de aprendizado, é também uma vitrine de talentos", completa.

Em oito dias de festividades, do dia 27 de outubro a 1º de novembro, já foram confirmadas as apresentações de 28 peças, entre montagens teatrais e circenses, e sete oficinas e palestras ministradas por atores e diretores de carreiras já consagradas. "Os intérpretes Antônio Petrin, Ivam Cabral [dos Satyros] e Lígia Cortez [Escola de Teatro Célia Helena] são algumas das presenças ilustres", revela a assessora do evento, Deise Juliana. Os espetáculos ocorrerão no tradicional Conservatório Dr. Carlos de Campos, que no resto do ano se ocupa das artes musicais, e na praça Paulo Setúbal, no centro da cidade.

Entre as montagens selecionadas para a competição, duas delas representam em peso a região. Da cidade de São Caetano, foi escolhido o espetáculo "Fora Do Ar - Crônicas De Uma Caixa De Sonhos", cujo roteiro é assinado por Celso Correia de Lopes, da Fundação das Artes. De Santo André, o representante é a montagem "K", fruto da criação coletiva de alunos e interessados do Colégio Singular, que faz uma releitura da obra "O Processo", de Franz Kafka. Segundo um dos coordenadores do festival, a primeira delas é a favorita para angariar o prêmio de primeiro lugar no concurso deste ano.

Desde o mês de agosto, quando as inscrições ao conscurso começaram, centenas de grupos de ensino fundamental, médio e profissionalizante mandaram DVDs e fotos de espetáculos em cartaz ao redor do Estado. Dentre 24 selecionadas por uma banca avaliadora, presidida pelo diretor Abílio Tavares, oito foram escolhidas para a final do concurso, cujos prêmios são um troféu e um certificado do festival. "A premiação será concedida aos melhores espetáculos, além de prêmios especiais a diferentes categorias como melhor atriz, ator, cenário, figurino, entre outros itens", contou Ribeiro. Além disso, um júri popular, formado por 30 pessoas sorteadas entre interessados previamente cadastrados, também concederá um prêmio de melhor espetáculo.

"Fora Do Ar" - A peça é uma releitura da história da televisão brasileira, fazendo alusão à extinta TV Tupi. Entre memórias pessoais e fatos históricos, o enredo mescla jingles publicitários e programas televisivos, contando os primeiros passos da telinha no Brasil. As protagonistas, Mariana Castro (Maíra Paris) e Terezinha Pires (Jaqueline de Carvalho), são duas moças dos anos 50 que sonham em trabalhar na telinha. A história de ambas se confunde às produções televisivas da emissora, que trazem um cardápio saboroso dos momentos mais marcantes da trajetória das redes Tupi e Excelsior, dos anos 50 aos 70.

Como os anúncios do achocolatado Toddy, cujo jingle se imortalizou nas vozes das atrizes Norma Benguell e Márcia de Windsor: "Toddy é gostoso, fortifica e é econômico. Já tomou o seu Toddy hoje?". Ou quando, ao invés de ser mandada à fogueira, a atriz Natália Timberg, que interpretava Joana
Dark em um dos episódios de um teleteatro carioca, foi condenada à forca por uma chuva forte ter molhado a madeira que alimentaria o fogaréu.

"É uma releitura do que foi feito de mais divertido nas produções televisivas, sem deixar de lado toda a porcaria veiculada, que parece ter se tornado majoritária nos programas atuais", avalia o autor Celso Correia Lopes. O propósito educativo da televisão, elaborado por Assis Chateaubriand, foi varrido da realidade junto à TV Tupi", concluiu.

O projeto foi o trabalho de conclusão de curso da turma 39 da Escola de Teatro da Fundação das Artes e ficou em cartaz no teatro da instituição do dia 28 de agosto a 18 de outubro. Ela será apresentada no Fetesp no dia 28 de outubro, às 20h30, no Conservatório de Tatuí. A entrada solicitada é 1 quilo de um alimento não perecível.

"K" - Montada no primeiro semestre de 2008, a montagem é uma adaptação do romance "O Processo", de Franz Kafka. Ela conta a história de Josef K, um homem detido sem motivo pela polícia checa e acusado por um crime que desconhece. Diante da denúncia, a personagem se enreda em uma trama incompreensível, da qual tenta se desvencilhar até o fim da história. O romance que inspirou a produção é uma das melhoras obras literárias no tocante aos abusos que o Estado comete contra a liberdade de seus cidadãos. O espetáculo é conseqüência do curso de textos clássicos do Colégio Singular, que conta com a participação de estudantes dos ensinos fundamental, médio e cursinho, além de ex-alunos e interessados em se integrar à equipe de Marcelo Gianini, coordenador do curso e diretor da montagem.

O grupo promete colocar a platéia em cena, posicionada em cadeiras no palco, como se fosse o júri que decide pelo final trágico do protagonista da peça. "O público passa a ser tanto observador, bisbilhoteiro da vida do acusado, como o próprio Josef K. A proposta, ao contrário de sugerir que o mundo jurídico é incompreensível, parte da idéia de que é o personagem central quem não consegue se adaptar ao mundo que o rodeia", explica Gianini. "Os atores são intérpretes e ao mesmo tempo cenário da produção, formando um labirinto que sufoca o protagonista", concluiu.

As expectativas do grupo não são as de ganhar o prêmio maior do festival, mas aprender com os jurados em que podem melhorar os jovens amadores. "Temos a fama de sempre levar um tema inusitado ao Fetesp. Nos oito anos em que participamos, sempre tem alguém que diz: ‘ Lá vem o Singular com as suas peças cheias de maluquices'", conta o diretor. A montagem ficou em cartaz entre os dias 20 de setembro e 19 de outubro no colégio. Ela irá abrir o Fetesp neste sábado, às 18h e 20h30, no Conservatório de Tatuí.

Outra atrações - Pela primeira vez, o Fetesp apresentará uma Mostra Paralela ao concurso de produções amadoras. Diariamente, do começo ao fim do festival, serão encenadas na Praça Paulo Setúbal mais de 20 peças, entre atrações circenses e de teatro amador, às 14h, às 16h e às 18h. "Em alguns dias, também teremos sessões à meia-noite", contou Carlos Ribeiro. O ponto alto da mostra será seu encerramento, no dia 1º de novembro, às 18h, com o grupo Pia Fraus e o espetáculo "Bichos do Brasil". São bonecos infláveis gigantes que interpretam personagens típicas do folclore brasileiro. "Queremos levar atrações abertas a toda cidade", comentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;