Política Titulo Santo André
Aidan cogita lançar mulher na chapa de vereadores do PSB

Nome de Denise Ravin passa por avaliação interna;
ex-prefeito defende que inclusão resultaria em votos

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
18/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin (PSB) projeta lançar sua mulher, Denise Ravin, na chapa de vereadores do PSB. O socialista defende a entrada da ex-primeira-dama na disputa por vaga na Câmara na tentativa de aumentar o número de votos de legenda na eleição do ano que vem, quando ele pretende concorrer ao cargo no Executivo. O nome da ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, que nunca pleiteou posto eletivo, passa por análise interna e consta na lista preliminar da sigla. “Há pedido de lideranças para que ela saia candidata. Acredito que pode ajudar nas urnas, mas ainda não está decidido. É precoce.”

Aidan mencionou que Denise deve ampliar, por exemplo, a margem socialista obtida em 2012 – o partido elegeu apenas o vereador Almir Cicote, reduzindo a representatividade em relação à legislatura anterior – e contribuir para atingir o percentual de mulheres na chapa proporcional. A lei exige o preenchimento da cota mínima de 30% de postulantes do sexo feminino. “Ela teve espaço com status de secretaria (no governo passado). Vejo que o caminho seria partir para este propósito. Por enquanto, estamos apenas pensando na hipótese. Isso ainda será discutido.”

Há informação de que Denise estaria resistente em aceitar a empreitada política. Presidente municipal do PSB, Donay Neto afirmou que a ex-primeira-dama, já filiada à sigla, “tem espaço e voo próprio”. “Do ponto de vista partidário, considero que ela traria votos (de legenda). É mulher e mulher do Aidan”, frisou, ao citar que, neste momento, a possibilidade é tratada como “pura especulação” devido à falta de confirmação. “Estou em trabalho de filiação. Qualquer nome de expressão é importante, só que hoje avalio que ela não é candidata. Teria legenda se houver o desejo.”

Cicote avaliou que o pleito de Denise teria “legitimidade”, contudo, sinalizou para outro possível problema local: o de afugentar ingresso de novas lideranças no partido. “Não sei se isso (entrada da mulher de Aidan no páreo) implicaria em questões (negativas) na construção da chapa, talvez por inibir a vinda de outros candidatos”, ponderou. A eleição da vereadora Bete Siraque (PT), em 2012, gerou saia justa na bancada petista. Por ser mulher do ex-deputado Vanderlei Siraque (PT), o pleito dela foi criticado por correligionários.

A prática em análise não é comum na cidade. Em contrapartida, Aidan já cogitou a chance em ocasiões anteriores. Em 2013, logo depois da derrota no projeto de reeleição, o ex-prefeito contratou instituto de pesquisa para avaliar sua imagem no território andreense. O estudo fazia levantamento detalhado também sobre Denise. O eleitor era questionado se conhecia o trabalho realizado por ela na gerência do fundo e se votaria nela. A ex-primeira-dama era cotada para pleitear cadeira de deputado na eleição de 2014. No entanto, só ele disputou vaga: à Câmara Federal. Obteve 50,4 mil votos, ficando de fora do rol de eleitos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;