Internacional Titulo
Israel criará zonas proibidas perto da Cisjordânia
Por Das Agências
16/09/2001 | 15:31
Compartilhar notícia


O exército israelense decidiu criar "zonas tampão" ao longo da linha verde que separa o Estado hebreu da Cisjordânia, ocupada desde junho de 1967, informou neste domingo o chefe de estado maior, general Shaul Mofaz, a um canal de televisão privado israelense.

Este projeto havia sido elaborado há semanas pelo gabinete de segurança israelense. O general Mofaz disse que a medida deve entrar em vigor nas próximas semanas, quando toda pessoa que for encontrada nessas regiões será detida.

Um soldado israelense foi morto hoje e outro ficou ferido quando palestinos dispararam contra uma unidade de elite do Exército israelense em Ramallah, na Cisjordânia, anunciou um porta-voz militar.

Os palestinos dispararam contra soldados no momento em que detinham combatentes da Força-17, a guarda pessoal do presidente palestino Iasser Arafat, segundo o porta-voz.

Desde o início da Intifada, em setembro de 2000, morreram 810 pessoas, entre elas 621 palestinos e 166 israelenses.

Israel lançou ontem uma série de sete ataques simultâneos por ar, terra e mar contra áreas palestinas na faixa de Gaza, afastando ainda mais a perspectiva de uma reunião entre o presidente da Autoridade Palestina, Iasser Arafat, e o ministro das Relações Exteriores israelense, Shimon Peres, recusada pelo primeiro-ministro israelense Ariel Sharon.

Peres se reuniu à noite com Sharon, mas não conseguiu convencê-lo para que aprovasse uma reunião com Arafat, informou a televisão israelense.

A televisão não descartou, no entanto, que se realize uma reunião depois do 'Rosh Hashana', ano novo judaico, que se celebra este ano nas próximas terça e quarta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;