Internacional Titulo Questão nuclear
Irã exige suspensão de sanções para assinar acordo final

Presidente iraniano só vai assinar acordo
se suspenderem sanções impostas ao país

Por
09/04/2015 | 06:54
Compartilhar notícia
AP


O presidente do Irã, Hassan Rouhani, alertou hoje que Teerã não assinará um acordo final sobre seu programa nuclear com seis potências mundiais, a menos que todas as sanções econômicas impostas ao país pelo Ocidente sejam suspensas de imediato.

O comentário de Rouhani deverá atrapalhar os esforços para se chegar a um entendimento final até o fim de junho e pode indicar que a equipe de negociadores do Irã está fazendo novas exigências.

"Não assinaremos nenhum acordo, a menos que todas as sanções econômicas sejam levantadas no primeiro do dia da implementação do acerto", disse Rouhani, que falou durante cerimônia para comemorar os feitos nucleares do Irã.

Na semana passada, o Irã e potências mundiais fecharam um acordo preliminar, que tem como objetivo conter a capacidade de Teerã de desenvolver armamento nuclear e, ao mesmo tempo, devolver aos iranianos acesso a contas bancárias, aos mercados de petróleo e a ativos financeiros bloqueados por sanções internacionais.

O pacto inicial, porém, não prevê a suspensão imediata das sanções ao Irã e determina que as punições só serão suspensas após monitores internacionais verificaram o cumprimento do acordo por Teerã. Além disso, estabelece que as sanções serão retomadas caso o Irã deixe de cumprir seus compromissos a qualquer momento. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;