Cultura & Lazer Titulo Leitura
Trabalho de conclusão de curso vira completo guia sobre séries de TV

Estudantes transformam TCC em livro, que acaba de chegar às lojas

Por Rodrigo Mozelli
06/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução


 Quem entra na faculdade logo ouve falar sobre o temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e já se assusta. Só que as jornalistas Priscila Harumi e Vana Medeiros provaram que é possível montar algo bom e ser recompensado por isso. Formadas pela Faculdade Cásper Líbero em 2009, elas criaram projeto um tanto ousado: o Guia das Séries – Tudo o Que Você Queria Saber sobre as Mais Importantes dos Últimos Anos (Generale, 249 págs., R$ 60, em média), que estava ‘arquivado’ há alguns anos, e acaba de chegar às prateleiras.

“Em 2013, conversando com contatos de editoras, percebemos que (o guia) era demanda do mercado. O último almanaque antes do nosso era de oito anos antes. Muitas séries que vieram depois não estavam nele”, conta Vana, que também é dramaturga. Ela detalha qual o público que ambas imaginaram para o guia. “Pensamos em dois distintos: para quem conhece, gosta e quer lembrar das séries que acompanhou e também para quem nunca viu e quer dicas na escolha de alguma para assistir.”

A publicação destaca não somente os sucessos dos dias atuais, como Breaking Bad, The Big Bang Theory ou Once Upon a Time, mas resgata séries históricas, como Friends, Anos Incríveis, Arquivo X etc. Para chegar ao resultado final, as autoras foram em busca de dados e curiosidades de cada uma, como os casos de crossovers (quando uma série aparece na outra), produções brasileiras e alguns livros que inspiraram roteiros. “(O processo de escrita) foi difícil, pois é um conteúdo muito grande, mas foi uma delícia fazer, já que é um assunto que gostamos. Tivemos que pesquisar bastante, conversar com distribuidoras, legendadores e fazer pesquisa de campo nos Estados Unidos, visitando estúdios em Los Angeles”, detalha Vana. Portanto, se você sente falta do que já assistiu, tem curiosidade ou quer conhecer algo novo, esta é boa chance.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;