Cultura & Lazer Titulo
Trombone longe do frio
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
22/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Há alguns anos o trombonista carioca Raul de Souza empreende uma fuga do inverno. Proprietário de uma casa em Paris e outra em São Paulo, o músico troca de país quando as temperaturas começam a baixar, tanto lá como cá. "Ah, minha filha, chega de inverno. Hoje consigo não passar mais frio", explica, rindo, ao Diário, prestes a cumprir uma curta agenda que inclui show gratuito em Diadema, na sexta-feira, antes de embarcar de volta à França, onde fica até setembro, ou melhor, até o fim do verão no Hemisfério Norte.

O instrumentista, considerado como um dos melhores trombonistas do mundo, se apresenta no Teatro Clara Nunes como convidado da Banda Jazz Sinfônica de Diadema, dentro da série Grandes Compositores Brasileiros. Os arranjos feitos para a apresentação são do maestro norte-americano Todd Murphy e dos músicos Rodrigo Morte, Brad Berendes, Paulo Malheiros e Carlos Iafelice, que fazem parte da Jazz Sinfônica.

O convite partiu de um encontro entre Murphy e Souza durante festival em Paraty. "Eu adoro arranjos diferenciados. Para mim, são desafios tocar com diferentes músicos e arranjos", explica.

E nos últimos dias da temporada brasileira - Souza embarca para a Europa no dia 15 - são muitos desafios. Depois do show em Diadema, o trombonista reencontra o Raul de Souza Grupo, composto pelos integrantes da banda curitibana Na Tocaia, na próxima terça-feira com sua banda no Sesc Avenida Paulista. "Tem sido puxado para ensaiar. São três coisas muito distintas e muito próximas uma da outra, mas é no palco que me realizo. Adoro viajar e conhecer novos públicos", afirma. Souza fará ainda shows em Bauru e São Carlos e deve encerrar a agenda com show na Virada Cultural, no dia 3. No repertório da Raul de Souza Banda, músicas de seus álbuns Jazzmin e Bossa Eterna.

Europa - É claro que o retorno à Paris não se baseia puramente em temperaturas mais amenas para o septuagenário trombonista, que completa 55 anos de carreira em 2009. "Devo pegar os festivais de jazz suíços, além de fazer shows em bares por outros países da Europa. Gosto muito de tocar para os alemães, eles gostam de experimentações e valorizam bastante a musicalidade brasileira", revela.

Souza deve entrar em estúdio para gravar novo álbum neste ano, também com músicos que o acompanham no Brasil. "Prefiro estar no palco do que no estúdio, admito, mas é sempre bom consolidar novas composições", afirma.

Raul de Souza - Com a Banda Jazz Sinfônica de Diadema. Sexta (24), às 20h. No Teatro Clara Nunes - Rua Graciosa, 300. Tel. 4056-3366. Entrada franca. Com o Raul de Souza Grupo. Dia 28, às 20h. No Sesc Avenida Paulista - Avenida Paulista, 119. Tel.: 3179-3700. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;