Economia Titulo
Serviço que limpa nome requer cuidados
Por Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
03/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Consumidores devem ter cuidado com as promessas milagrosas feitas por empresas, principalmente on-line, que afirmam zerar os débitos e retirar do cadastro de inadimplentes qualquer menção do nome dos devedores. Segundo coordenadores do Procon da região, na maioria das vezes, a medida acaba tornando-se um problema ainda maior para o consumidor.

"É necessário muito cuidado para não transformar um problema em dois. Muitos lugares prometem ajuda, pegam o dinheiro do consumidor e desaparecem sem prestar qualquer serviço", afirma a diretora do Procon de Santo André, Ana Paula Satcheki.

As janelas que prometem auxílio ‘pipocam' em inúmeros locais pela internet e focam sempre o mesmo prazo de "três dias" para acabar com o "nome sujo". "Elas se aproveitam da fragilidade dos clientes que não conhecem bem e não sabem o que fazer nestes casos e prometem coisas absurdas. Algumas acabam por até fazer novas dívidas no nome do credor", afirma Ana Paula.

De acordo com a diretora, todo o problema acontece pois o artigo do Código de Defesa do Consumidor que descreve o tema é pouco detalhado. "A lei deixou inúmeras lacunas. Ela preza que são cinco anos de ativação do cadastro, mas não explica a partir de quando. Com isso, fica muito solto, pode ser a partir do atraso, da citação, da renegociação. É algo muito complicado de se lidar."

O coordenador do Procon de São Caetano, Alexandro Rudolfo de Souza Guirão, atesta que o serviço deve ser oferecido por empresas com base jurídica e, antes da escolha definitiva do prestador, é bom verificar se o local não possui reclamações anteriores. "Não se pode acreditar em milagres. É necessário ver se o lugar possui sede física, se já não foi reclamado nos órgãos e se tem inscrição fiscal. Tratar pessoalmente do assunto e, na hora de outorgar procuração ver o que está sendo passado lá, muitos locais aproveitam o documento para fazer novas dívidas no nome do cliente", diz.

Os diretores explicam que o consumidor pode resolver sozinho a situação, mas é necessária boa dose de paciência. "A melhor maneira de negociar é direto com o credor. Ele é o único que pode remover o nome do devedor do cadastro de negativação. Mas, se achar que o valor cobrado é indevido, deve procurar a Justiça. O Procon auxilia como deve ser feito, mas o consumidor tem de estar ciente que pagar a dívida é o único jeito de sair do cadastro", pontua.

Consumidores também podem conseguir a avaliação do Serasa sobre seu nome sem qualquer pagamento. Para isso, deve enviar carta registrada à empresa com seus dados. O órgão responde, também por meio de carta, em até 10 dias se há qualquer débito inscrito no CPF (Cadastro de Pessoa Física) avaliado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;