Setecidades Titulo
IMLs descumprem determinação do governo
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
27/10/2004 | 09:07
Compartilhar notícia


Um dia após os quatro IMLs (Institutos Médico-Legais) da região receberem por escrito determinação do governo do Estado para que os exames de corpo de delito e cautelar sejam feitos das 7h às 19h, as unidades continuavam atendendo com horários pré-determinados. Em Santo André, cerca de 20 pessoas aguardavam pelo médico por volta das 14h desta terça. Elas esperaram até as 15h para serem chamadas. Eram vítimas de violência doméstica, acidentes de trânsito, espancamento etc. As que passaram pelo 1º distrito de Mauá traziam um documento onde o horário do atendimento no IML era destacado: das 15h às 17h (veja fac-símile). Nesta terça, o governador Geraldo Alckmin participou de campanha política do candidato a prefeito Leonel Damo (PV), em Mauá, e disse que entre dez e 15 dias a unidade de Santo André começará a funcionar 24 horas.

"O secretário da Segurança Pública (Saulo de Abreu Castro Filho) já tem orientação para que o IML tenha funcionamento direto. Vamos avaliar também a hipótese de o IML de São Bernardo funcionar 24 horas. Mas o importante é que terá IML 24 horas em Santo André." O governador disse ainda que haverá contratação de funcionários.

Na segunda-feira, o Diário denunciou que todos os institutos da região fecham às 19h, quando deveriam funcionar ininterruptamente. Em Santo André e São Caetano, há acordos informais entre as Prefeituras e o governo do Estado para que, na ausência de um legista, os exames cautelares sejam feitos nos hospitais municipais. Outros exames, são feitos em horários pré-determinados nos IMLs.

"Não vim ontem (segunda) porque só podia na parte da manhã. Como o horário é só das 15h às 17h, tive de trazer minha filha hoje", disse a dona de casa Márcia Alexandra Lobianco, 15 anos, moradora de Mauá, que estava no IML de Santo André com sua filha de 3 meses, que passaria pelo exame.

Nas delegacias de Santo André, a determinação não vem por escrito, mas os policiais informam verbalmente que até as 15h o médico não atende. "Na delegacia (1º DP de Santo André), fui informada que não adiantava vir no período da manhã. Cheguei às 14h, mas o atendimento só começou às 15h", disse a comerciante Linda Dias Figueiredo, 53 anos.

Por volta das 16h desta terça, não havia médico legista no IML de São Caetano. Um funcionário, que pediu para não ser identificado, afirmou à reportagem que a unidade recebeu a determinação do governo do Estado sobre o horário de funcionamento na segunda-feira. "Ainda não fomos orientados para mudarmos o horário. Hoje (terça), os exames de corpo de delito foram feitos das 10h às 13h."

Em São Bernardo e Diadema, os horários para atendimento de exames de corpo de delito também continuavam determinados. Segunda, o médico legista de São Bernardo havia dito à reportagem que seria difícil seguir a determinação da Superintendência da Polícia Técnico-Científica. "Não temos legista suficiente para atender a demanda", disse Amauri Clozer Pinheiro.

O superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli, disse nesta terça que todos os delegados seccionais da região foram avisados sobre o horário que os exames de corpo de delito devem ser feitos, ou seja, das 7h às 19h. "Agora, eles vão orientar as delegacias sobre a forma de atendimento. Temos de esperar para que essa cultura que existe há anos seja diluída aos poucos. As ordens foram dadas."

IML Mauá - Na visita a Mauá nesta terça, o governador reafirmou a intenção de abrir um IML na cidade. "Vamos avaliar a necessidae ter um IML aqui porque temos um e meio casos de exames por dia de autópsia e dez casos de outros tipos de perícia", afirmou o governador.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Mauá informou que existe um prédio de dois andares dentro do cemitério Santa Lídia que comportaria o IML. No entanto, diz que o governo do Estado não formalizou o pedido de parceria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;