Internacional Titulo
Explosivo encontrado em Madri é o mesmo usado em 11 de março
Do Diário OnLine
Com AFP
03/04/2004 | 12:06
Compartilhar notícia


O ministro do Interior espanhol, Angel Acebes, confirmou neste sábado que o explosivo encontrado sexta-feira na linha do trem de grande velocidade entre Madri e Sevilha é o mesmo que foi usado nos atentados de 11 de março, que causaram 191 mortes. A linha voltou a funcionar normalmente neste sábado.

Acebes não quis opinar sobre qual grupo extremista seria responsável pelos explosivos deixados na linha Madri-Sevilha. Ele destacou que, com base nos dados coletados até agora nas investigações, "tirar conclusões sobre responsabilidades seria precipitado."

Recuperação - O tráfego ferroviário na linha de alta velocidade Madri-Sevilha foi restabelecido Neste sábado, um dia após a polícia ter encontrado explosivos na via.

O primeiro trem com destino Sevilha (Andaluzia) saiu "normalmente" da estação madrilena de Atocha às 7h30 (2h30 em Brasília), depois que agentes da guarda civil revistaram "quilômetro por quilômetro" toda a rede AVE, segundo a Rede Nacional de Ferrovias Espanholas (Renfe).

A estação de Atocha teve funcionamento normal neste sábado, apesar da presença maciça de agentes de segurança.

Dezenas de passageiros afetados pelos atentados do 11 de março visitavam o local para prestar homenagem às vítimas do ataque. Os quatro trens que explodiram há três semanas também utilizavam a estação para chegadas e partidas.

Segundo um vendedor de passagens da Renfe, "o número de pessoas é o mesmo de um sábado normal" e poucos viajantes devolveram os bilhetes depois do anúncio de sexta-feira.

"A partir do momento em que a segurança ficou garantida nas ferrovias, não aconteceu uma redução do número de viajantes", disse à imprensa o presidente da Renfe, Miguel Corsini, que neste sábado tomou o trem entre Madri e Sevilha para demonstrar "que não há nenhum perigo".

Segundo os últimos dados da Renfe, 13.800 pessoas foram prejudicadas pelo fechamento da via na sexta-feira - um dos dias com tráfego mais denso do ano, pois marca o início do feriado da Semana Santa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;