Economia Titulo
Programa capacita micro e pequenas indústrias alimentícias
Por Do Diário do Grande ABC
24/12/1999 | 12:10
Compartilhar notícia


Micro e pequenas indústrias e agroindústrias fabricantes de sal e alimentos terao acesso a um programa de capacitaçao gerencial e tecnológica para assegurar a qualidade de seus produtos. Essa capacitaçao será possível graças a um convênio assinado nesta semana entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVS), segundo informaçao do presidente do Sebrae, Sérgio Moreira.

O programa, intitulado "Boas Práticas de Fabricaçao", contará com investimentos de R$ 2,893 milhoes durante um ano, sendo que desse total 70% serao aplicados pela Secretaria Especial de Vigilância Sanitária e os 30% restantes serao financiados pelo Sebrae. A intençao é treinar 2.500 técnicos que irao trabalhar na capacitaçao de 2.100 micros e pequenos empresários em todo o país. Também serao produzidos manuais, folders, cartazes, vídeos, e realizados seminários e cursos destinados a capacitar técnicos e empreendedores visando a melhoria da qualidade da produçao de alimentos.

O diretor de alimentos e toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ricardo Oliva, explicou que em funçao da desregulamentaçao do setor de alimentos feita pela Vigilância Sanitária, será menos burocrático o procedimento para obter um registro de qualidade para os alimentos. Daí, a preocupaçao em permitir que o produtor tenha acesso a um processo tecnologicamente adequado de produçao. "Nao adianta simplesmente inspecionar e fechar a fábrica sem dar condiçoes de acesso à informaçao", salienta.

A intençao do Sebrae e da Secretaria de Vigilância é a de identificar os principais problemas sanitários das indústrias e implementar soluçoes rápidas para eliminá-los através do projeto, informa Sérgio Moreira. "Um país que pretende ampliar e investir cada vez mais em turismo, por exemplo, nao pode conviver e apresentar um quadro sanitário deficiente na comercializaçao de alimentos", assinala. A capacitaçao dos empresários interessados será feita através dos escritórios do Sebrae espalhados em quase todos os estados do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;