Esportes Titulo
Vinte pontos para a festa recomeçar
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
19/09/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


O São Paulo praticamente eliminou a concorrência. Passadas 26 rodadas, a invejável campanha deixa a equipe com 92% de chances de conquistar o Brasileiro deste ano. O time lidera o campeonato, com 57 pontos.

Pelos cálculos do matemático Tristão Garcia, quando chegarem aos 77 pontos os são-paulinos estarão estatisticamente com as duas mãos no troféu. Para isso, basta somarem 20 dos 36 pontos que ainda estarão em jogo nas 12 rodadas finais.

Para garantir tais pontos, o time precisaria, por exemplo, vencer cinco jogos e empatar outros cinco.

As projeções foram feitas com base no retrospecto da equipe na competição. "Nunca houve um aproveitamento tão grande. Só o Cruzeiro de 2003 teve desempenho parecido", diz Garcia.

Na avaliação do matemático, o Tricolor do Morumbi está bem à frente dos demais na briga graças a seu desempenho dentro e fora de casa, além das vitórias sobre seus concorrentes diretos, entre eles o vice-líder Cruzeiro, que tem apenas 7% de chances de erguer a taça em dezembro. Com 48 pontos na tabela, o time mineiro teria que conquistar 27 dos 36 pontos em disputa.

Santos e Botafogo, com 42 pontos cada, reúnem menos de 1% de chances. Teriam de somar mais 35 e ainda torcer por tropeços dos adversários.

Das 17 vitórias são-paulinas no campeonato, oito aconteceram fora do Morumbi. O trunfo sobre os adversários em território inimigo começou pelo Paraná (1 a 0). Depois, vieram na seqüência o Santos (2 a 0), Cruzeiro (2 a 1), América-RN (1 a 0), Grêmio (2 a 0), Botafogo (2 a 0), Palmeiras (1 a 0 no Parque Antártica) e Vasco (2 a 0).

Segundo Garcia, o São Paulo completou a obra justamente diante do Vasco. "Era outro concorrente em potencial. Com a vitória, mostrou que é o favorito."

Novembro - Pelas contas de Tristão Garcia, o São Paulo pode garantir o título com três ou quatro rodadas de antecedência. "Isso vai acontecer em novembro. Só resta saber se no começo ou fim." A última rodada será no dia 2 de dezembro.

Apesar das projeções, jogadores e comissão técnica minimizam tal vantagem e dizem que o campeonato ainda está aberto.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;