Economia Titulo
Consumidores estão cada vez mais exigentes, diz pesquisa
Por Michele Loureiro
Tauana Marin
25/10/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Diversas lojas aglomeradas em um mesmo local já não são a atração principal de quem freqüenta um shopping. Os consumidores, cada vez mais exigentes, procuram por serviços e locais destinados ao entretenimento.

A sofisticação também é um aspecto levado em conta. Pesquisa realizada pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), em parceria com a empresa de comunicação Cavassani Integrada, apontou que moradores da região priorizam um ambiente bem estruturado, limpo e decorado.

Além disso, os 400 questionários aplicados apontaram que a variedade de lojas, comida e serviços, o movimento, organização, iluminação, limpeza dos banheiros e horários de funcionamento dos shoppings são favoráveis à maior satisfação do cliente. "A nota média que as pessoas deram aos shoppings do Grande ABC é 8, levando em conta todos esses aspectos", conta o professor da USCS, Paulo Destro.

Baseados nestes critérios, 34,4% dos consumidores da região apontaram que preferem o ABC Plaza, 27,5% o Shopping ABC, 6,1% o Mauá Plaza Shopping e 1,5% o Shopping Metrópole - o restante optou por centros de compra localizados em São Paulo.

O Shopping ABC, em Santo André, é o mais conhecido pelas pessoas - cerca de 90% já freqüentaram. Seguido pelo ABC Plaza, com 80%.

A pesquisa apontou que nos shoppings faltam inovação, lazer e diversão, além de pessoas dispostas a ajudarem nas lojas. "São pontos que precisam ser trabalhados para que o consumidor possa se sentir satisfeito por completo", frisa o professor.

Os shoppings se tornaram, de fato, a primeira opção das pessoas quando o assunto é sair de casa. A expectativa é que nos próximos cinco anos sejam inaugurados 100 centros de compras no País.

"Os shoppings oferecem atualmente opções de diversão para toda a família. Isso é reflexo do grau de exigência do consumidor de hoje, que por falta de tempo, precisa de todos os serviços em um só local", conta o presidente da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Nabil Sahyoun.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;