Política Titulo Captação de votos
PT reúne nordestinos na Capital

Dirigentes paulistas da sigla apostam no baiano Jacques Wagner e no piauiense Wellington Dias para diminuir resistência à presidente em S.Paulo

Por Leandro BaldiniDo Diário do Grande ABC
19/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A oito dias da eleição, o PT trouxe ontem à Capital os governadores Jacques Wagner, da Bahia, e Wellington Dias, do Piauí, em ação estratégica visando a captação de votos para a reeleição da presidente Dilma Rousseff. O foco é a população nordestina e mais carente que vive em São Paulo, onde a chefe da Nação foi superada em 4 milhões de votos para Aécio Neves (PSDB), seu adversário na reta final da eleição. No Estado vivem 7 milhões de pessoas nascidas em cidades do Nordeste.

Para diminuir o índice negativo no maior colégio eleitoral do País, a cúpula do PT apostou em dois governadores com boa popularidade e de Estados com grande número de migrantes vivendo na Capital. Além desses fatores, politicamente Jacques Wagner e Wellington Dias estão em alta na política. O primeiro, depois de encerrar dois mandatos à frente do governo baiano, emplacou Rui Costa como sucessor já no primeiro turno. O segundo foi eleito governador do Piauí também na primeira etapa do pleito, com 63% dos votos válidos.

Os dois nordestinos realizaram carreata pelo bairro periférico de São Miguel Paulista e depois foram ao Centro de Tradição Nordestina, situado no bairro do Limão, onde tiraram fotos e pediram o tradicional voto de confiança a Dilma.

Segundo o chefe do Executivo baiano, o principal argumento tratado com a população paulista foi o da comparação de gestões. “Eu faço campanha sempre assim, perguntando se a vida daquele cidadão ou cidadã melhorou após o PT entrar na Presidência. Acho que esse precisa ser o caminho”, destacou.

Já o governador piauiense classificou como fundamental ação nordestina em São Paulo. “É muito gratificante encontrar conterrâneos aqui. São Paulo tem nação nordestina que ajudou a construir sua riqueza e população.”

O presidente nacional da sigla, Rui Falcão, negou que o encontro tratou-se de estratégia para reduzir a rejeição de Dilma em São Paulo. “Eles (governadores) queriam apenas trazer o seu carinho e o sentimento vitorioso para reforçar a nossa campanha. É claro que quem sai vitorioso de uma disputa traz símbolo adicional de ajuda fundamental.”

Embora o reforço dos correligionários de fora, o evento contou com tímida participação de público. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;