Setecidades Titulo Falência
Esvaziada, Rota do Peixe
luta para manter clientela

Passados 12 anos, dois restaurantes ainda aguardam
a reintegração de posse, mas 21 já foram demolidos

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
14/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Passados 12 anos do início do processo de reintegração de posse impetrado pela Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) contra 23 estabelecimentos da chamada Rota do Peixe, na Estrada Velha do Mar, em São Bernardo, apenas dois bares sobrevivem com a certeza de que serão demolidos a qualquer momento.

A Emae publicou, na semana passada, edital para contratar serviço de remoção dos estabelecimentos assim que o procedimento for autorizado judicialmente. Sobrou para os cerca de dez restaurantes que têm autorização para permanecer na área a tarefa de resgatar para o local o rótulo de turismo gastronômico quase que perdido.

A associação dos comerciantes da Rota do Peixe já não existe mais. "Desistimos da luta depois que perdi tudo", observa o ex-presidente da associação e proprietário do Tropicalíssimo, reintegrado e demolido em setembro, Alcides Antoniasse.

O comerciante diz que ainda se recupera do baque. "O trabalho de 25 anos foi perdido. Tive que demitir 20 funcionários", lembra. Ele ressalta ainda que a Prefeitura poderia ter mudado a realidade. "Se houvesse interesse, os comerciantes irregulares poderiam ter sido transferidos para outras áreas ou se adequado às normas ambientais", diz.

Os donos de estabelecimentos que restaram ficam na expectativa de projetos e apoio por parte do poder público para que as visitas dos turistas não continuem a diminuir. "Existe preocupação para fomentar o turismo na região, e acreditamos que a Prefeitura esteja empenhada", observa o gerente do Praiano Rei do Abadejo, Robson Sanches de Souza.

A proprietária do Cantinho do Pescador, listado para ser demolido, Rozana Passoti, se antecipou. Junto da filha, ela adquiriu outro restaurante na Estrada Velha do Mar. Segundo ela, o local só tende a perder. "As áreas onde os bares foram desativados viraram ponto de descarte de entulho e até de usuários de drogas. Assim o pessoal volta a ter medo de visitar a Serra do Mar", comenta.

Assim como os empreendedores, o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do ABC), destaca que está à disposição para apoiar iniciativas da Prefeitura que valorizem os estabelecimentos da Serra do Mar.Procurada, a Prefeitura de São Bernardo não se pronunciou sobre o assunto.

 

Cenário na Estrada Velha do Mar ganha terrenos baldios - O cenário da Estrada Velha do Mar foi modificado ao longo dos anos. No lugar de barraquinhas e bares à beira da via, terrenos baldios ganham destaque entre os poucos restaurantes que ainda estão instalados por ali. Dois deles, o Cantinho do Pescador e o Rancho do Milho Verde, no entanto, estão com os dias contados.

"Estamos tentando empurrar o quanto podemos recorrendo na Justiça, mas não tem jeito. Uma hora vamos ter que sair", destaca o proprietário do Rancho do Milho Verde, Levy de Oliveira Prado. Segundo ele, o processo, que se arrasta há 12 anos, poderia ter tido final diferente caso a Prefeitura tivesse agido. "A administração poderia ter feito TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com os comerciantes para que a gente pudesse ficar", aponta. Segundo o comerciante, só resta a ele voltar com a família para a Bahia. "O que vou fazer da vida?", questiona-se.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;