Internacional Titulo Desentendimento
Rússia reduz a importação de gás para a Belarus
Da AFP
21/06/2010 | 08:39
Compartilhar notícia


A Rússia começou nesta segunda-feira a reduzir suas exportações de gás para a Belarus por causa de um desentendimento financeiro, fazendo surgir mais uma vez a ameaça de uma crise energética no país e de um problema de abastecimento na Europa.

"A dívida não foi paga e a partir de 21 de junho começamos um regime de restrições de 15% das entregas de gás para a Belarus em relação ao volume diário habitual", anunciou o presidente do grupo russo Gazprom, Alexei Miller. "Na ausência de acordo, a diminuição das entregas continuará até chegar gradualmente a 85%", acrescentou.

A Gazprom acusa a Belarus de manter uma dívida de US$ 200 milhões pelo gás entregue desde o começo do ano.

Por sua parte, a Belarus reclama de Moscou US$ 200 milhões pelo trânsito de gás para a Europa.

A companhia russa enfrenta regularmente problemas de pagamentos atrasados da parte de Belarus e em várias ocasiões nos últimos anos ameaçou reduzir seu abastecimento em caso de não pagamento.

Estas ameaças são seguidas com atenção pelos clientes europeus da Gazprom, que temem interrupções da entrega. Vinte por cento das importações de gás russo da UE transitam pela Belarus e o resto passa pela Ucrânia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;