Cultura & Lazer Titulo Mestres
Mostra traz imaginário popular em xilogravuras
Por Adriana Feder
Especial para o Diário
11/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Também a partir de amanhã, a Pinacoteca de São Bernardo exibe a exposição "O Imaginário Popular na Poética dos Mestres - Gravuras", que apresenta 35 xilogravuras de 11 artistas. As obras vêm do acervo do MAP (Museu de Arte Popular) de Diadema, como parte da política de intercâmbio de acervos entre as duas cidades. A mostra segue até 24 de julho, de terça a quinta-feira, das 9h às 17h, com entrada franca.

Entre as gravuras expostas na Pinacoteca estão obras de José Francisco Borges, um dos xilogravuristas mais famosos do País. J. Borges foi condecorado com a comenda de honra ao mérito pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso e, em 2002, foi um dos 13 artistas escolhidos para ilustrar o calendário anual das Nações Unidas.

A exposição também conta com seis obras de Jerônimo Soares, representante do Grande ABC na arte da xilogravura. O artista, que mora em Diadema desde 1968, recebeu em 1977 o Prêmio Aquisição no Salão de Arte Contemporânea de São Paulo com a gravura "O Homem Mágico", merecendo elogios do escritor baiano Jorge Amado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;