Economia Titulo Consumidor
Itaú Unibanco é multado em R$ 104 mil
02/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O grupo Itaú Unibanco terá de pagar multa de R$ 104 mil em favor do fundo de defesa de direitos difusos, segundo decisão do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) do Ministério da Justiça, publicada ontem no Diário Oficial da União. O grupo foi condenado "considerando a gravidade e a extensão da lesão causada a milhares de consumidores em todo o País, a vantagem auferida e a condição econômica da empresa", segundo o parecer do diretor do DPDC, Ricardo Morishita.

Morishita explicou que a instituição (na época era apenas Banco Itaú) apresentava produtos financeiros a seus clientes sem identificar o risco dessas operações. "Davam a entender ao consumidor que o investimento não continha riscos", considerou.

O julgamento, de acordo com o diretor, faz parte de uma série de investigações feitas no setor financeiro pelo DPDC. Alguns deles já foram julgados no ano passado. "As instituições já pararam com esse tipo de procedimento. Este é o tipo de coisa que não pode acontecer mais", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;