Cultura & Lazer Titulo Teatro
Festival do Rio recebe inscrições
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
18/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Grupos e artistas com trabalho solo do Grande ABC podem participar do "17º Festival de Teatro do Rio", na Casa de Cultura Laura Alvim, e concorrer a prêmios no valor de R$ 2.000, cada.

As inscrições vão até 5 de julho para o evento - realizado desde 1993 - que neste ano fará homenagem a Marieta Severo por meio de exposição em retrospectiva aos 45 anos de carreira da atriz.

Os artistas devem preencher ficha disponível na internet (www.uva.br/festivaldeteatro) e enviar texto, currículo dos atores e imagens de cenas da montagem, entre outras informações.

A proposta é de oferecer oportunidades para novos grupos teatrais e artistas de todo o País. Uma comissão será responsável por selecionar sete espetáculos que serão exibidos, com entrada gratuita, em setembro.

Companhias sediadas fora do Rio ainda podem se hospedar em acomodações patrocinadas pela Universidade Veiga de Almeida, que também promove o festival.

As montagens participantes concorrem a prêmios entre dez categorias: melhor ator, ator coadjuvante, atriz, atriz coadjuvante, direção, figurino, cenografia, iluminação, texto e espetáculo. A última terá dois resultados, um do júri oficial e outro do voto popular.

HOMENAGEM - O figurinista e diretor de arte Pedro Sayad assina a concepção da mostra, que contará a trajetória de Marieta Severo, cujo currículo soma 30 peças de teatro, 14 novelas e mais de 35 filmes.

Muitos já foram homenageados em outras edições do festival. Integram a lista Domingos de Oliveira, Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Laura Cardoso, Renata Sorrah, Sérgio Britto e Tonia Carrero, entre outros nomes do teatro brasileiro.

Além da apresentação de espetáculos, o festival abarca debates e oficinas com diretores e produtores de teatro. Até a última edição, 30 mil pessoas participaram de atividades do evento.

Mais detalhes sobre inscrições podem ser obtidos por meio do telefone (21) 2567-4513.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;