Economia Titulo Exportações
Empresários poloneses querem vinhos do Brasil
Da Agência Brasil
18/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Os poloneses estão interessados nos vinhos brasileiros. Um grupo de empresários do país veio ao Brasil durante o carnaval conhecer vinícolas da Serra Gaúcha.

A informação é da gerente do projeto Wines From Brazil, da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações) e do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravim), Andreia Gentilini.

Os poloneses demonstraram interesse pelo vinho brasileiro há algum tempo, mas ainda não fecharam contratos com o país, conta a gerente. Com a visita dos empresários, a Wines From Brazil quer dar um empurrão nas negociações com visitas a vinícolas do Rio Grande do Sul, além de rodadas de negócios iniciadas ontem.

"São as primeiras reuniões do grupo polonês com o setor e vão servir como um sinalizador para as próximas negociações ou contratos", disse a gerente, que preferiu não fazer estimativas.

A Apex, no ano passado, lançou o desafio de exportar US$ 7,5 milhões em vinhos até o fim deste ano. O produto é vendido para 28 países, mas ainda precisa de mais divulgação, admite Andreia Gentilini. "Nosso produto tem qualidade, já ganhou prêmios internacionais, mas não é tão conhecido".

Com a divulgação em feiras e eventos internacionais, a expectativa para o ano é consolidar mercados, ampliando as exportações para os principais compradores: Estados Unidos - o maior mercado do segmento - Alemanha e Inglaterra.

Os EUA compraram R$ 1,9 milhão em vinhos de 22 empresas nacionais nos últimos quatros anos. O segundo maior mercado é a Alemanha, compradora de 13 empresas brasileiras.

Outro desafio é vencer os reflexos da crise, que tornam os importadores de alimentos mais conservadores. "Com a crise, ninguém quer novidade. As pessoas se tornam mais conservadoras. Só compram o que têm certeza que irão vender", disse Gentilini.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;