Política Titulo Objetivo
PMDB faz meta de
eleger 17 deputados

Após crescimento do partido, presidente estadual Baleia
Rossi projeta uma série de candidaturas no Grande ABC

Por Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
30/03/2013 | 07:38
Compartilhar notícia


O presidente do PMDB paulista, o deputado estadual Baleia Rossi, projeta candidaturas da legenda tanto para a Assembleia Legislativa como à Câmara dos Deputados nas eleições de 2014 em todos os municípios do Grande ABC. O peemedebista sinalizou que participará do processo eleitoral ao pleitear a cadeira de deputado federal, mas cogita atuação discreta na região para não prejudicar correligionários.

Baleia planeja meta de o partido eleger 10 deputados estaduais e sete federais no próximo ano. No Grande ABC, o presidente dá aval para os diretórios escolherem seus representantes. "Na região, é fundamental lançarmos candidatos para fortalecer o partido."

O mandatário não quer perder o embalo da sigla, que ressurgiu na região no pleito de outubro. Desde 1992, o PMDB não emplacava um prefeito. Cenário que mudou 20 anos depois ao conseguir as prefeituras de São Caetano, com Paulo Pinheiro, e Ribeirão Pires, com Saulo Benevides. Nas Câmaras, a agremiação dobrou a representação de 2008 para 2012, passando de seis para 12 parlamentares.

Para 2014, São Bernardo, segundo Baleia, terá as candidaturas do vereador Gilberto França para deputado federal e o secretário de Relações Institucionais, Tunico Vieira, ao Parlamento paulista. A projeção ao responsável pela Pasta seria uma forma de apagar a frustração do ex-parlamentar, que não conseguiu emplacar seu nome como vice do prefeito Luiz Marinho (PT) em 2012.

Na vizinha Santo André, o líder paulista anseia pelo nome do ex-prefeiturável e presidente da legenda na cidade, Nilson Bonome, para pleitear vaga à Assembleia. Baleia garantiu que dará autonomia para a direção local designar outro nome para o Parlamento federal.

Mauá segue com a atual deputada estadual Vanessa Damo como principal liderança peemedebista no município e disputará a reeleição, de acordo com Baleia. O presidente estadual se mostra tranquilo perante o revés da parlamentar na Justiça Eleitoral. Ela ficou inelegível por oito anos subsequentes a eleição de 2012 pelo material apócrifo durante o segundo turno da eleição municipal contra o prefeito Donisete Braga (PT).

"A Vanessa vai recorrer da decisão e o nosso departamento jurídico analisou o caso. Por isso, entendemos que ela estará em breve apta a entrar na disputa pela reeleição", analisou.

Segundo o líder do PMDB, caberá à direção do partido em Ribeirão Pires escolher o seu representante para deputado federal e fazer dobradinha com Vanessa. Os dois seriam também as opções do partido em Rio Grande da Serra.

Em São Caetano, a sigla também terá liberdade para indicar os figurantes no processo eleitoral. Por ora, o filho de Pinheiro, Paulinho Pinheiro, é cotado para se candidatar a deputado estadual. O cenário se mostra mais incerto com Diadema, onde o partido tem apenas um expoente: a vereadora Cida Ferreira, e não possui outros nomes fortes para entrar no páreo.

Para Baleia, a linha de corte do PMDB será de aproximadamente 100 mil votos para ingressar um candidato na Câmara dos Deputados e cerca de 50 mil sufrágios para a Assembleia. O presidente estadual não descarta fazer dobradinha com quadros no Grande ABC, entretanto afirma que não deseja tirar votos dos postulantes da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;