Cultura & Lazer Titulo Teatro
Complexo Nelson
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
07/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois de encerrar temporada no Teatro Vivo, em São Paulo, a adaptação do diretor Gabriel Villela para Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, chega neste fim de semana à região. O espetáculo, protagonizado por Leandra Leal, Marcello Antony e Vera Zimmermann, será levado aos palcos do Teatro Municipal de Santo André amanhã, às 21h, e domingo, às 19h. Ainda há ingressos para os dois dias. "O texto tem muita complexidade e Santo André vai assistir a um espetáculo muito mais maduro do que do período de estreia", acredita Leandra.

Com a saída de Vestido de Noiva, o Teatro Vivo passa a abrigar o espetáculo Mãe É Karma!, que o diretor e autor Elias Andreato escreveu sob encomenda para Paulo Autran pouco antes de sua morte, em 2007.

‘Vestido de noiva', um marco sob novo olhar

Leandra Leal, a Alaíde da montagem Vestido de Noiva, em cartaz amanhã e domingo no Teatro Municipal de Santo André, passou o biênio 2008-2009 mergulhada na obra de Nelson Rodrigues. Antes de ser convidada para protagonizar o espetáculo de Gabriel Villela, filmou como Ritinha, personagem de Bonitinha, Mas Ordinária, outra pérola do universo rodriguiano ainda sem data para chegar aos cinemas.

"Mas cada processo é um processo. Comecei a estudar a obra do Nelson para o filme, mas com o Gabriel a gente teve de entender e absorver a interpretação dele para o texto. Foi muito prazeroso e fértil o processo com ele", elogia a atriz.

A trama gira em torno do triângulo amoroso entre Alaíde, seu marido, Pedro (Marcello Antony) e sua irmã mais velha, Lúcia (Vera Zimmermann). Depois de uma discussão com Lúcia, Alaíde é atropelada e fica entre a vida e a morte. Desacordada, trava diálogos com Madame Clessi (Luciana Carnieli), uma prostituta que viveu em sua casa e pela qual a jovem nutria grande admiração.

A peça é um marco no teatro brasileiro, já que a trama aborda três dimensões a partir do acidente da protagonista: a realidade, a memória e a alucinação. Na montagem clássica que o diretor Ziembinski fez no começo dos anos 1940, a cenografia delimitava cada uma dessas camadas. Villela decidiu eliminar esse recurso. Os atores ficam todos no mesmo cenário, mesmo com as mudanças de plano. "Isso deixa o ator com uma grande responsabilidade. Nós é que devemos sinalizar as mudanças", explica Leandra.

A atriz é pura admiração pelo estilo do dramaturgo pernambucano que voltou seu olhar sarcástico sobre a classe média carioca. "É difícil encontrar um texto que caiba tão bem na boca." Interpretar Alaíde já estava nos planos de Leandra desde os 16 anos - ela completa 27 em setembro. "Fiz uma personagem na TV que me remeteu muito a esse universo e quis me aprofundar. Peguei uma coleção que era do meu avô e fiquei impressionada com os diálogos. Entre tantos personagens, eu sabia que um dia faria a Alaíde", revela.

Até outubro, Leandra deve se dedicar exclusivamente às viagens com o espetáculo. A montagem vai para Porto Alegre, Curitiba, Ribeirão Preto, Campo Grande e Rio. "Daqui a dois meses começo a filmar em São Paulo o longa-metragem Antes da Noite, do Toni Ventura", adianta.

Vestido de Noiva - Teatro. Amanhã, às 21h, e domingo, às 19h. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789. Ingr.: R$ 60 (ingressos antecipados são vendidos a R$ 50, meia-entrada para estudantes, aposentados, maiores de 60 anos e professores da rede estadual de ensino).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;