Cultura & Lazer Titulo TV
'Som & Fúria' com tempero brasileiro
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
07/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


"Som & Fúria", que estreia hoje na Globo após o "Casseta & Planeta", é fiel à estrutura de personagens contida em "Sling and Arrows", série canadense na qual se baseia. Mas, incentivados pelo diretor Fernando Meirelles, equipe e elenco certificaram-se de adicionar elementos que trouxessem o texto ao encontro do humor brasileiro e, de quebra, até homenagear colegas.

A que mais contribuiu foi Andréa Beltrão, que interpreta Elen, diva decadente da fictícia CTE (Companhia de Teatro do Estado), local onde se concentra a ação. Quando estressada, sua personagem toma florais de Bach, assim como Marco Nanini, com quem divide o set de "A Grande Família". "Estava com saudades do Nanini, embora eu tenha me dividido entre as gravações dos dois programas. Sugeri para o Fernando e ele adorou", conta.

Sobraram referências até para a amiga Marieta Severo. "Ela é o amor da minha vida e resolvi colocar algo que nós sempre fazemos: sair sempre pela porta errada nos teatros e estúdios. Se for pela direita, vamos pela esquerda e alguém da equipe sempre tem de gritar: ‘é do outro lado'", ri. Além de estarem no ar no humorístico da Globo, Andréa e Marieta seguem em cartaz em São Paulo com "As Centenárias".

O próprio Fernando Meirelles incluiu observações suas. De sua experiência com o mercado midiático, orientou Rodrigo Santoro na composição do publicitário Sanjay. "Mas o Rodrigo fez laboratório em agências".

A homenagem mais explícita foi para o diretor teatral Gerald Thomas. Um dos diretores da companhia atende pelo nome de Oswald Thomas (Antonio Fragoso). Não por acaso, é polêmico. "Escrevi um e-mail para o Gerald pedindo autorização", relata Meirelles.

SHAKESPEARE - Apesar de tantas referências, "Som & Fúria" tem como principal objetivo desmistificar William Shakespeare, autor das peças que são pano de fundo para os 12 episódios. "Era um autor encenado em teatros grandiosos, enquanto as pessoas comiam e bebiam. Ao final, jogavam flores. Com o tempo, foi se distanciando por ser considerado clássico", explica Meirelles.

A coprodução Globo e O2 Filmes tem elenco grandioso - em forma e conteúdo. São 120 atores. Além de Andréa Beltrão, formam o trio central Pedro Paulo Rangel, que faz o fantasma Oliveira, e Felipe Camargo, como Dante, o protagonista com um quê amalucado de Hamlet. O retorno do ator, que estava desempregado há um ano, é a grande aposta de Meirelles. "Ele está maravilhoso. Pensei o personagem para ele". Quem também está de volta à porção atriz é Regina Casé, como a vilã Graça, par de Ricardo, de Dan Stulbach. Completam o time principal Maria Flor, Daniel de Oliveira, Débora Falabella e Leonardo Miggiorin.

Gravada inteiramente em São Paulo - e tendo o Theatro Municipal como principal cenário - a minissérie pode ter uma segunda temporada se os índices de audiência forem bons. "Hoje, depois das 23h, 21, 22 pontos já é bem significativo", pondera Meirelles.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;