Setecidades Titulo Grande ABC
Pacientes faltam a 25%
das consultas do SUS

Na região, São Caetano tem o menor índice de ausências; cidade implantou serviço de call center para agendamentos

Thaís Moraes
do Diário do Grande ABC
24/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O  índice médio de faltas de pacientes em consultas e exames da rede pública municipal no Grande ABC é de 25%, ou seja, um a cada quatro agendamentos não é cumprido na região. O município que tem mais ausências é São Bernardo, com 30%, seguido de Mauá (26%). Em terceiro lugar, três cidades registram 25% de faltas: Santo André, Diadema e Ribeirão Pires. São Caetano tem o menor índice (20%). Rio Grande da Serra não apresentou dados.

Embora a falta a compromissos médicos possa ser considerada sem importância pelos pacientes, a situação traz problemas que prejudicam ainda mais o já frágil sistema público de Saúde.

Para o coordenador do curso de MBA Executivo em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde da Faculdade de Medicina do ABC, Joseval Martins Viana, o maior problema é que as faltas tiram o lugar de usuários que realmente necessitam. "Por ser um serviço gratuito, não há comprometimento. Também falta consciência do quanto o cuidado com a saúde é necessário."

Além da remarcação das consultas, procedimento que aumenta a fila de espera, as ausências interferem tanto na agenda dos médicos quanto na disponibilidade de funcionários e aparelhos, neste último caso para a realização de exames.

Viana é a favor de medidas que evitem o absenteísmo. "Quando o usuário recebe telefonema para ser avisado sobre o compromisso, sente-se mais valorizado e estimulado a comparecer. A maior proximidade entre médico e paciente, com conversas e esclarecimentos, também diminui as ausências."

LIGAÇÕES

São Caetano é o município que tem o menor índice de absenteísmo, de 20%. Mas esse número só foi atingido depois que o serviço de agendamento de consultas e exames da cidade implementou no início de fevereiro um call center, cujo objetivo é atender melhor os usuários do sistema de Saúde e evitar desperdício de verbas. Dois dias antes da data agendada, a equipe telefona para o paciente a fim de confirmar a presença.

"Logo que assumimos a Secretaria, detectamos que 50% das pessoas faltavam aos exames e consultas, índice muito alto. Foi então que o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) sugeriu o serviço e a Secretaria de Saúde o colocou em prática", explica o secretário Sallum Kalil Neto.

Segundo Neto, a vantagem da iniciativa é que não há remarcação de consultas, o que diminui a fila de espera. "A aceitação está sendo muito boa, principalmente por parte dos idosos, que são lembrados sobre as consultas."

Andreenses também são avisados por telefone

Assim como São Caetano, Santo André possui setor de agendamento/regulação, que avisa ao usuário sobre a consulta ou exame com antecedência para que ele possa se organizar e evitar a falta. O índice de absenteísmo varia de acordo com a época do ano, apresentando aumento em julho, dezembro e janeiro devido às férias escolares.

As faltas em São Bernardo dependem da unidade e do tipo de consulta ou exame. A administração alegou ter propostas para a instalação de call center e informou que, atualmente, agentes comunitários de Saúde realizam vistorias de rotina nos domicílios a fim de reforçar a agenda dos usuários.

Diadema tem índice de absenteísmo que se modifica conforme a área. A especialidade clínica fica em 27%; as não médicas e cirúrgicas apresentam 26% de faltas; endoscopias e exames cardiocirculatórios ficam em 23%. O município não conta com serviço de call center, mas quando o tempo entre a solicitação da consulta ou exame é pequeno, o chamamento é feito por telefone.

A porcentagem de ausências em Mauá, de 26%, corresponde apenas a consultas. No caso de exames, a Prefeitura alegou não ser possível apontar o índice porque o total engloba urgências e emergências. As medidas para reduzir faltas são qualificação do atendimento e redução da espera.

Ribeirão Pires afirmou disponibilizar material nas unidades de Saúde para que os moradores saibam da importância de comparecer às consultas agendadas.

AME de Sto.André registra mais ausências que unidade de Mauá

Nos AMES (Ambulatórios Médicos de Especialidades) de Santo André e Mauá, os índices são divergentes. Levantamento do Departamento Regional de Saúde da Grande São Paulo aponta que, de janeiro a outubro de 2012, 35% dos pacientes em Santo André faltaram às consultas, enquanto que em Mauá as ausências foram de 27%.

Em relação aos exames, a diferença é ainda maior. O AME andreense apresenta 52% de ausência e o de Mauá, 33%.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que devido aos grandes índices de ausências em Santo André, desde fevereiro os funcionários ligam com dois ou três dias de antecedência para confirmar a consulta ou exame. A implementação do sistema apontou queda nas ausências, mas a porcentagem não foi informada.

Já o AME de Mauá entra em contato com os pacientes um dia antes do atendimento para confirmar presença e também envia mensagem de texto para o celular a fim de lembrar o compromisso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;