Esportes Titulo Reforma no Clube da Volks
Luiz Marinho pede socorro ao ministro
Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
19/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A prefeitura de São Bernardo e o Ministério do Esporte podem firmar uma parceria destinada à reforma do Centro Esportivo Vila São Pedro, antigo Clube da Volks. O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, aproveitou a recepção de ontem ao ministro Orlando Silva para discutir o assunto. Agora, o ministro aguarda maiores detalhes da recuperação do Clube da Volks para liberar os recursos envolvidos nas futuras obras. "Em nossa conversa, demos ênfase ao atletismo. Lá, já existe uma pista de carvão, mas queremos implantar um piso de material sintético, de primeiro nível e que, acima de tudo, tenha padrão internacional", explicou,

Segundo ele, um dos principais temas do encontro abordou diretamente o programa Segundo Tempo. Trata-se de modelo estratégico do governo federal voltado especialmente "a socializar, a popularizar e a democratizar o acesso de crianças e adolescentes à prática e à cultura esportiva do País".

No entanto, Orlando Silva esclareceu que não há projeções de gastos quanto à possível revitalização do Clube da Volks. "Vamos aguardar todos os detalhes do plano de ação para que, em seguida, possamos analisá-lo tecnicamente", afirmou.

Apesar de tudo, Orlando Silva garante que não há verbas de sobra nos cofres do Ministério do Esporte. "A crise mundial nos afetou a todos. Tivemos um primeiro trimestre ruim. Mesmo assim, os indicadores preveem uma retomada para o segundo semestre. Assim, acredito que haverá muito mais recursos à disposição", supõe.

Orlando Silva ainda esteve no gabinete do prefeito Aidan Ravin, que manifestou o interesse de Santo André no dinheiro de Planalto para aplicá-lo em diferentes programas esportivos da cidade. O ministro respondeu que irá aguardar maiores detalhes do planejamento.

Quanto a uma possível ajuda financeira ao Estádio Bruno Daniel, Orlando Silva procurou desconversar. "Ninguém falou comigo sobre isso. Já me contaram que não há condições adequadas para que o Santo André use o estádio no Campeonato Brasileiro", concluiu o ministro, recepcionado no Diário pelo diretor-presidente do jornal, Ronan Maria Pinto, além do presidente do São Caetano, Nairo Ferreira de Souza.

Local deteriorado também oferece risco à saúde pública

Não é de hoje que o Centro Esportivo Vila São Pedro - tradicionalmente conhecido como Clube da Volks de São Bernardo - vive abandonado num espaço de mais de 3.000 metros quadrados. No local, há lugares deteriorados, além de água estagnada e toda esverdeada numa piscina sem a necessária manutenção. Há riscos à saúde.

Entre outras ameaças, os moradores da área estão suscetíveis de contrair dengue. Em 2006, declararam aquela área como de utilidade pública. De lá para cá, houve discretas e insuficientes melhorias, como asfaltamento das vias internas e controle de acesso e segurança pela Guarda Civil Municipal.

Também existe uma precária estrutura rotineiramente utilizada pelo time do São Bernardo, da Série A-2 do Campeonato Paulista. Por exemplo: restaurante, sede social e administrativa, dois ginásios, um campo de futebol, uma sala de ginástica e musculação, além de pista para caminhadas. E muito mato que cresce desordenadamente em diversos pontos do Clube da Volks.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;