Economia Titulo Seminário da crise
Grande ABC busca solução comum à crise financeira

Defesa do emprego será denominador comum de seminário; Alencar Burti exalta importância da ação

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
06/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A melhor maneira de encontrar soluções para os problemas causados pela crise financeira internacional no Grande ABC, principalmente na relação produção x trabalho, está na busca de um denominador comum entre os governos e os integrantes da sociedade civil. Esta é a visão que o diretor-geral do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) regional, Willian Pesinato, pretende passar aos participantes do seminário O ABC do Diálogo e do Desenvolvimento, que acontece nos dias 11 e 12.

O objetivo do evento é discutir os reflexos da crise financeira mundial e, ao mesmo tempo, propor soluções para conter o desemprego na região, sem que isso prejudique a saúde das atividades industriais e comerciais no Grande ABC.

Para Pesinato, o evento é uma iniciativa muito benvinda. "Qualquer problema entre as esferas deixa de existir, uma vez que os problemas são comuns", afirma. Durante o seminário, estarão reunidos empresários, trabalhadores, entidades e representantes dos governos municipais, estadual e federal.

Alencar Burti, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, que confirmou presença ontem no seminário, acredita que o evento é muito importante para o Grande ABC. "Isso acontece ao reunirmos líderes de vários setores que podem colaborar para encontrar soluções para os problemas que afetam diretamente os municípios da região, hoje com grande representação no PIB nacional", diz.

Além disso, em um momento em que a crise global impacta todos os países, mesmo que de maneira assimétrica, explica Burti, "é preciso aproveitar esse debate para ajudar o Brasil, que tem um sistema financeiro sólido e um mercado interno dinâmico, a ultrapassar este momento com o mínimo de danos possível, sobretudo, na área do emprego".

Pesinato também alega que é um "momento importante para a população ficar a par sobre como as entidades estão pensando os efeitos da crise". "Embora não possamos responder perguntas durante o seminário, as pessoas poderão ter ideias a partir do que for conversado e escrever sugestões para a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC ou para o Consórcio Intermunicipal", explica.

Hoje acontece a penúltima reunião dos organizadores para finalizar os detalhes do seminário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;