Cultura & Lazer Titulo Prévia
Os favoritos para ganhar o Oscar
Por
27/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os prováveis vencedores do Oscar foram conhecidos no fim de semana, quando o sindicato dos atores e a associação de produtores de cinema e TV americana divulgaram seus favoritos - formadas essencialmente por votantes da Academia, as duas entidades costumam antecipar os nomes que ganharão a estatueta. A julgar pelas cerimônias, Sean Penn deverá levar o Oscar de ator, por seu trabalho em "Milk - A Voz da Liberdade", e o filme "Quem Quer Ser um Milionário?" é o franco favorito para ser a melhor produção do ano.

Penn foi aplaudido de pé no evento ocorrido na noite de domingo, em Los Angeles. E a certeza de que ele se credencia definitivamente ao Oscar estava estampada nas feições contrariadas de Frank Langella, que concorria pelo seu brilhante trabalho em "Frost/Nixon" e viu-se obrigado a levantar durante o aplauso para evitar um constrangimento.

Em "Milk - A Voz da Liberdade", Sean Penn vive Harvey Milk, um dos primeiros ativistas que lutaram pelos direitos dos homossexuais. Crítico habitual de premiações, mas presente à maioria delas, Penn não se preocupou em ser diplomata para declarar abertamente que aquele prêmio deveria ser entregue a Benício Del Toro, por sua atuação em "Che". Além do reconhecimento do trabalho do colega, Penn é também um simpatizante de Cuba, o que deve ser levado em consideração.

Outra surpresa foi a premiação de Meryl Streep como melhor atriz, por "A Dúvida". Recordista de indicações para o Oscar (com a deste ano, já soma 15), ela arrancou gargalhadas ao confessar, no palco, que nem tinha comprado um vestido à altura de uma premiada. E, ao contrário de Penn, Meryl compartilhou a estatueta com as demais concorrentes. "Todas ganham quando surgem papéis tão relevantes", disse.

A vitória, no entanto, não reforça sua chance para o Oscar, pois o caminho parece cada vez mais pavimentado para Kate Winslet, vencedora no domingo como atriz coadjuvante por "O Leitor", derrubando a espanhola Penélope Cruz.

Já o prêmio para melhor ator coadjuvante foi o esperado: Heath Ledger foi novamente escolhido, por "Batman - O Cavaleiro das Trevas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;