Cultura & Lazer Titulo Aniversário de São Paulo
Olhares sobre a Paulicéia
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
24/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem pensa em São Paulo pode associar a cidade apenas a engarrafamento, gente apressada nas ruas, fumaça de automóveis e estresse. Amanhã, ao completar 455 anos, a Capital - também conhecida pela intensa programação cultural e a variedade gastronômica - poderá ser contemplada de uma maneira mais serena e charmosa.

O Edifício Altino Arantes, onde funciona o Espaço Santander Cultural, abrirá excepcionalmente neste domingo para visitação. O prédio, que tem 161 metros, conta com um mirante localizado no 35º andar que proporciona uma bela vista da metrópole.

Do alto, com um ângulo de 360 graus, o visitante consegue apreciar pontos turísticos como a Catedral da Sé, o Mercado Municipal e o Pico do Jaraguá. Em 1948, a revista francesa "Science et Vie" considerou o edifício a maior estrutura de concreto armado do mundo. O mirante permanecerá aberto para visitação até o fim do mês, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. A entrada é franca.

Fotografia e Mural - Também amanhã, das 15h às 18h, quem estiver no 15º andar do Sesc Avenida Paulista terá a oportunidade de ser fotografado tendo a cidade como cenário. Os alunos da oficina Atelier de Pessoas produzirão as fotografias, que serão entregues gratuitamente às pessoas retratadas.

Às 20h, ocorrerá a abertura da exposição Fotografia de Palco, de Lenise Pinheiro, que documenta 25 anos do cenário teatral brasileiro, em cerca de 200 imagens.

Na Avenida 23 de maio, sob o Viaduto Tutóia, a partir das 10h, o artista plástico e muralista Eduardo Kobra entregará seu presente para São Paulo: um imenso mural, todo em preto-e-branco e com cerca de 1.000 metros quadrados, que retrata a cidade na década de 1920.

Kobra é autor do projeto "Muro das Memórias", que tem como objetivos fundamentais a transformação da paisagem urbana e a valorização dos acontecimentos históricos.

Niemeyer - O MCB (Museu da Casa Brasileira) promoverá visitas guiadas e gratuitas às obras do arquiteto Oscar Niemeyer. Serão oferecidos dois roteiros ao público: das 10h às 15h, o micro-ônibus do MCB trafegará pela região central, onde estão antigas construções como o Conjunto Copan e o Edifício Eiffel.

Haverá também um passeio às 14h, que inclui passagens pelo Parque Ibirapuera e o Palácio das Artes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;