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Feira 'Só Para Mulheres'
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
09/11/2008 | 07:01
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O Palácio de Convenções do Anhembi, entre os dias 24 e 26 de outubro, recebeu 15 mil convidadas para a Feira Só Para Mulheres. O evento, fundado em Goiás, chega à quinta edição com diversas novidades para o público feminino.

A diretora da feira, Malu Sevieri, explica que o Só Para Mulheres é formatado para atrair a ala feminina que se define como realizadora, impulsiva, que planeja o futuro e gosta de consumir, segundo pesquisa. Para satisfazer um alvo com tanta personalidade, a feira apresentou lançamentos em cosméticos, beleza, moda e gastronomia.

Uma das novidades mais procuradas foi o espartilho com GPS da Lindelucy Lingeries. A marca mineira promoveu desfile das peças com o slogan "Ache-me se for capaz". A brincadeira consiste em fazer com que o parceiro encontre a amada por meio de coordenadas de longitude, latitude e altitude.

"A feira não se limita ao consumo. Nosso objetivo é dar à mulher moderna todas as informações que ela precisa no dia-a-dia", destaca Malu Sevieri. Entre as atrações para as intelectualizadas estava o estande da escola de tradições femininas A Arte das Deusas. Uma das orientadoras do local, Cristhyane Ribeiro, aponta que a mulher moderna conquistou espaço no mercado de trabalho, mas deixou de lado a essência feminina.

"As executivas não precisam perder a feminilidade e sensualidade para se sentirem respeitadas no meio corporativo", defende. No curso entitulado Business Lady, as alunas são incentivadas a criarem situações que tornem o local de trabalho prazeroso. Homens de plantão também tiveram vez em ambientes paralelos. O Maridódromo acolheu maridos e namorados com cervejaria, mesa de sinuca e telão com jogos esportivos.

De olho nas madeixas

A Amend Cosméticos, de Diadema, aproveitou a alta concentração de mulheres para lançar as linhas Premium Anti-Queda e Multi Camadas em versões Pré e Pós-Alisamento e Pré e Pós-Coloração. Conta com xampu reparador, reparadores de córtex (camada média dos cabelos) e cutícula.

O estande contou com análise capilar coordenada pela supervisora de merchandising, Andréia Félix. As convidadas submeteram as madeixas a lentes de aumento para visualização de pontas duplas e fios quebradiços, além de diagnóstico para indicação de produto adequado para cada caso.

"Com a análise, a cliente se sente mais segurança na hora de escolher seus produtos

A hora do ‘sim' em várias culturas

Numa feira só para mulheres não poderia faltar um espaço dedicado às noivas. Engana-se quem esperava por lançamentos. A Só Para Mulheres teve a entrada tomada por exposição de 26 vestidos de diversos países. A mostra representa apenas pequena porcentagem do acervo da organizadora de eventos Fátima Aparecida Latarulla, que conta com mais de 300 peças de diferentes culturas e raridades brasileiras de décadas passadas.

Ela usa os artigos para levar adiante um retrato de diferentes costumes e apresentar modalidades de matrimônios inerentes a cada cultura. Um exemplo disso é um vestido de noiva japonês, que de semelhança com os modelos ocidentais só tem a cor branca. "Nas cerimônias budistas há várias trocas de roupas. Quanto mais abastada é a família, mais vestidos a noiva usa", explica Fátima Latarulla.

Em uma típica cerimônia oriental, não se surpreenda se não encontrar alianças nas mãos dos pombinhos. É o comprimento da manga do quimono da jovem que identifica se ela é compromissada ou não: mangas longas para solteiras e curtas para casadas. "No casamento, a noiva vai trocando os quimonos de mangas longas e de cores fortes até finalizar a cerimônia com a modelagem da manga menor e em tons pastel", conta.

Se o modelo onipresente das noivas atuais se limita a decotes tomara-que-caia e saia evasê, o mesmo não se aplicava às pomposas cerimônias dos tempos da Corte Portuguesa. As mulheres utilizavam cerca de 12 trajes entre espartilhos e saiotes e o look completo poderia pesar até sete quilos.

Com narração de fatos curiosos e mostra de vestidos que agradam a todos os olhares, Fátima Latarulla pleiteia a criação do primeiro Museu da Noiva no País. "O principal objetivo é resgatar a nossa história e apresentar a nossa moda, já que a criatividade de estilistas e bordadeiras brasileiras é prestigiada no mercado externo", relata.




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