Economia Titulo Pisos
Pisos salariais ficaram mais próximos do mínimo em 2007

Um estudo do Dieese mostra que apenas 2% das negociações salariais no ano passado chegaram a um piso superior a três mínimos

Por Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
13/05/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


O valor médio dos pisos salariais definidos no País estão a cada ano mais próximos do salário mínimo. Um estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostra que apenas 2% das negociações salariais no ano passado chegaram a um piso superior a três mínimos.

No mesmo período, o patamar de 1,5 salário mínimo não foi ultrapassado em 77% dos acordos. E em 56% dos casos, atingiram no máximo 1,25 remuneração mínima. "No atual cenário político de valorização do salário mínimo, essa aproximação significa que os pisos, embora tenham evoluído de maneira positiva, não asseguraram ganhos reais na mesma proporção que os aplicados ao salário mínimo oficial", avaliou o coordenador de relações sindicais do Dieese, José Silvestre.

Na comparação com os dados de 2005 e 2006, a proporção de negociações cujos pisos atingiram 1,25 salário básico passou de 25% em 2005 para 56% em 2007. Neste contexto, diminuiu o volume de categorias que chegaram a um piso superior a 2,5 salários mínimos, passando de 9,5% em 2005 para 4,5% no ano passado.

Silvestre atribuiu a tendência de aproximação dos patamares aos efeitos da política de recuperação do mínimo, que tem resultado em sucessivos reajustes em percentuais superiores à inflação.

Ele cita ainda que de acordo com os números do IBGE, o aumento real do mínimo entre 2005 e 2007 foi de 19%, cita a entidade.

Para o Dieese, apesar de os ganhos alcançados pelos pisos terem sido menores do que os obtidos pelo salário básico esse resultado decorre mais da evolução do mínimo e menos de resultados ruins na negociação dos pisos salariais, que também foi favorável aos trabalhadores.

SETORES
O estudo mostrou que no comércio, 85% das 102 negociações registradas no ano passado asseguraram pisos equivalentes a, no máximo, 1,5 salário mínimo. Entretanto, é este setor da economia que registra a segunda maior proporção de negociações resultantes em pisos duas vezes maiores do que o mínimo (9%). O primeiro da lista é o setor de serviços, no qual 14% das negociações chegaram a um acordo nesta faixa. Para a entidade é também neste setor onde foram registrados os melhores salários em 2007 - a média foi o equivalente a 1,53 salário mínimo.

O resultado menos favorável ficou por conta do setor rural, no qual cerca de 90% dos pisos salariais acordados superaram o valor base em, no máximo, 25%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;