Internacional Titulo Satélite
Coreia do Norte: registrada
atividade de teste atômico

Informação vinda de instituto de pesquisa dos EUA aumenta
expectativas de iminente detonação nuclear pelo país asiático

Por
28/01/2013 | 04:49
Compartilhar notícia


Novas imagens de satélite revelam atividade em curso em um local de teste atômico na Coreia do Norte. As informações são de um instituto de pesquisa da universidade norte-americana Johns Hopkins, o que aumenta as expectativas de uma iminente detonação nuclear pelo país asiático.

 

As imagens, tiradas em 23 de janeiro, sugerem que a instalação estaria pronta para realizar um teste "em algumas semanas ou menos", confirmou ontem o instituto em seu site. "As operações de limpeza de neve e as subsequentes faixas na neve revelam uma atividade em edifícios e estradas próximas ao túnel usado para possíveis testes nucleares."

 

A análise do instituto ocorre após o governo norte-coreano fazer ameaças diárias de que prepara seu terceiro teste nuclear, em resposta às sanções impostas a Pyongyang pelo Conselho de Segurança da ONU, após o lançamento de um foguete de longo alcance em 12 de dezembro.

 

Em reunião com altos oficiais de segurança, o líder norte-coreano, Kim Jong Eun, ordenou "medidas estatais importantes", alimentando especulações de uma detonação iminente. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;