Memória Titulo Memória
Sempre os italianos
Por Ademir Medici
23/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Sempre que a cidade promove um baile que lembre a Itália distante, a velha guarda se agita e leva com ela a juventude. É o que se verá esta noite na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, num novo agito do clube – como dizem os jovens.

A Itália está presente numa cidade de formação étnica diferenciada, a São Bernardo de todos os povos. E quando sacamos dos nossos arquivos uma foto como a de hoje, resplandece a antiga vila de uma Marechal Deodoro calçada por paralelepípedos. Vejam o caminhão e os personagens. Dia de festa discreta. Ou seria a passagem de um cortejo fúnebre?

Nos arredores deste eixo central, o cotidiano era marcado pelos apitos das fábricas de móveis e tecelagens. Já não passava por aqui o trânsito maior desviado para a nova Via Anchieta. Apontava para o futuro a metrópole que se formaria, com todos os seus pontos positivos, com todas as suas falhas.

Mas o cenário da foto apontava para 1949, simplesmente. O que viesse seria lucro. Sem ofuscar o sotaque italianado.

News seller há 50 anos

Domingo, 23 de agosto de 1964 – ano 7, nº 328

Manchete – Em São Caetano, água pode faltar

Saúde – Hospital Municipal de Santo André com novos serviços: Odontologia Municipal e Oftalmologia Estadual.

Imprensa – Jornalista Eulina Cavalcante passa a assinar, no News Seller, a coluna Entre nós... as mulheres.

Em 23 de agosto de...

1914 – A guerra na Europa. Manchete do Estadão: os alemães ocupam Diest; o Exército belga está pronto para operar com as forças aliadas; a neutralidade da Holanda; a Rússia começa a invasão da Alemanha e da Áustria.

1924 – Nasce, em São José dos Campos, Benedito Alves Ferreira, o Charuto, uma das figuras mais queridas da Vila Luzita, em Santo André.

Em companhia dos pais, Charuto veio para Santo André em 1938.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 23 de agosto de 1984 – ano 27, nº 5604

Manchete – Demarchi (prefeito interino de São Bernardo) demite titular da Saúde; sai o médico Abelardo Zini, entra Willian Dib, médico particular do Dr. Aron, o prefeito titular que se recuperava de cirurgia

Educação – Alunos da Fundação Santo André boicotam pagamento das mensalidades.

Diadema – Prefeitura adota Plano Comunitário de Pavimentação.

EM DEFESA DO ARQUIVO PÚBLICO – 6

O ônus de preservar e de guardar

Depoimento: Ieda Bernardes Pimenta, diretora técnica do DGSAESP

Costumo dizer (em relação ao Arquivo Público): há um grande paradoxo, o ônus de preservar e de guardar. Isso custa recurso público. E não existe o benefício do acesso quando você procura. (O documento) Está lá. Mas onde? Está perdido. Não há o critério de organização. Não se recupera a informação.

Quando o gestor não compreende isso, ele se prejudica e prejudica a própria sociedade. O gestor vê as coisas de forma separada, o servidor também.

Documento antigo a gente quer preservar. E o atual? A gente não tá nem aí com ele. O atual é essa burocracia inútil. Essa papelada, esse ônus. Não, quando a gente olha para os documentos públicos, a gente vê o registro das atividades, que o dever de prestar contas deverá ser exercido plenamente.

O Tribunal vai lá: cadê o documento? Não se acha, muitas vezes. Se some mesmo com as provas – um ato criminoso. Mas o que se observa nos municípios é que, na maioria das vezes, não se encontra mesmo o que se procura.

Falta uma política de gestão.

Amanhã, a sétima aula

A retroalimentação

Hoje

- Dia dos Artistas

- Dia do Aviador Naval

- Dia da Intendência da Aeronáutica

Nas ondas do rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net. Aos sábados e domingos, o melhor do flashback, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e notícias no tempo.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. Os 45 anos do Woodstock, festival que marcou uma geração em busca da paz e da liberdade através da música; curiosidades do Parque do Ibirapuera, que completa 60 anos; Aracy de Almeida, parceira de Noel Rosa, nascia há 100 anos; penúltimo capítulo da série sobre o centenário do Palmeiras. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Entrevista ao vivo com a advogada Sandra Jacoba Vicius, da OAB de São Bernardo. Ela discorrerá sobre a campanha de cadeiras de rodas que a entidade realiza para crianças e rescisão indireta trabalhista. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje ao meio-dia.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Elvis Presley, shows, apresentações em rádio e muita música (primeiro de uma série de dois programas). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Santos do dia

- Isabel flores y de Oliva, a Santa Rosa de Lima (Lima, Peru, 1586 - 1617). Pertenceu à Ordem Terceira de São Domingos. Proclamada Padroeira da América Latina, Filipinas e Índias Orientais. E também Padroeira dos Jardineiros e dos Floristas.

- Tiago de Bevagna

- Zaqueu 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;