D+ Titulo Edição 194
Stand up paddle:
a nova onda

Celebridades não resistem ao jeito diferente de praticar surf;
o esporte caiu no gosto da galera é virou a mania do verão

Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
06/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Celso Luiz

Com uma prancha maior do que a normal e um remo é possível pegar ondas ou deslizar suavemente sobre a água. Este é o stand up paddle, novo jeito de surfar que caiu no gosto da galera e está bombando no verão. O esporte agradou, inclusive, celebridades, como a cantora Rihanna. Os brasileiros também estão conhecendo o esporte, que pode ser praticado no mar, lago, rio e represa.

"É gostoso e tranquilo. Dá para curtir a paisagem", afirma Isabella Nunes, 16 anos, de São Bernardo, que experimentou a modalidade depois que a mãe começou a fazer. "É alternativa para quando o mar está sem boas ondas", acredita Rubens Marcos Maroti Filho, 15, de São Bernardo. O garoto descobriu a diversão após iniciar aulas de surfe.

O stand up paddle, que teve sua primeira competição em 2003, é dividido em quatro modalidades: wave, mistura do surfe clássico e moderno com o uso do remo; freestyle, em que são feitas manobras sobre a prancha com a agilidade do corpo e auxílio do remo; no rafting o praticante desce corredeiras; e  race é prova de longa distância que ganha quem chegar primeiro.

Segundo Fernando Hernandes, instrutor da Almada Surf Board, o race é o que mais está ganhando adeptos. "É fácil e saudável", explica. "Trabalha muitos músculos. Mais do que o surfe, que exercita, em especial, peito, costas e ombro."

ESTILO DE VIDA

Apesar de curtir o surfe a remo, Isabella e Rubens preferem o tradicional. Para eles, surfar é mais do que um esporte, é estilo de vida. "Não tem como explicar a sensação de pegar onda. É uma adrenalina diferente", conta a garota. "Só quem surfa sabe como é a vista de cima da prancha e o barulho do mar. Fico quatro horas na água", diz o menino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;