Política Titulo Em São Bernardo
MP da Capital analisa
aluguel da Fundação Casa

Após receber representação do deputado Orlando Morando,
a Promotoria do Patrimônio Público verifica lesão à entidade

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
07/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Promotoria de Justiça da Cidadania de São Bernardo enviou para a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital a representação do deputado estadual Orlando Morando (PSDB), que pede investigação de eventual lesão financeira à Fundação Casa.

No ofício, o Ministério Público são-bernardense remete o caso "para apuração e providências cabíveis", pois está vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, com sede na cidade de São Paulo.

O parlamentar tucano tem criticado enfaticamente a presidente da Fundação Casa, Berenice Maria Giannella, por considerar sua gestão ineficiente. Principalmente com relação ao gerenciamento dos recursos financeiros.

Morando citou como exemplo, em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na terça-feira, o aluguel de imóvel para a instalação da unidade de semiliberdade em uma das áreas mais nobres de São Bernardo, no Jardim do Mar.

"A lógica de quem contrata é sempre ir em busca da melhor oferta e do melhor preço. O valor do imóvel que ela alugou é de R$ 6.500, sendo que levamos vários orçamentos de imóveis na cidade nos mesmos moldes pelo valor de R$ 2.500. Sem contar que a rua (Mediterrâneo) escolhida não dispõe de transporte público, apenas nas imediações do local, o que dificulta ainda mais o acesso dos menores, já que será uma unidade de semiliberdade. Nada justifica a escolha da Fundação Casa por esse imóvel, principalmente pelos princípios da economicidade", afirmou Orlando Morando.

Os moradores protestam para que a instalação da antiga Febem não seja concretizada no local, por medo das consequências da circulação de menores infratores na localidade. Eles fazem abaixo-assinado e ameaçam entrar na Justiça para desfazer o contrato de locação. Reclamam ainda que não houve qualquer audiência pública feita pela Prefeitura ou pelo Estado para esclarecer a situação.

O proprietário do imóvel também está descontente com o aluguel. Ele disse que não imaginava a repercussão negativa da finalidade para a qual a residência servirá e não pretende se indispor com vizinhos.

Vinte jovens vão desempenhar atividades fora durante o dia, mas retornarão à noite para dormir na casa. O imóvel está sendo adequado e móveis e eletrodomésticos já estão encaixotados, prontos para serem instalados no local. A expectativa é de que nos próximos dias os adolescentes comecem a frequentá-lo.

 

OUTRA CRÍTICA

Orlando Morando também se mostrou insatisfeito com a condução de Berenice Giannella na rebelião ocorrida na noite de segunda-feira, na unidade da Fundação Casa de São Bernardo. Na ocasião, fugiram 36 dos 64 internos. A entidade anunciou que 13 infratores foram recapturados. A Corregedoria Geral apura o caso.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;