Política Titulo Governo
Carlos Grana anuncia
oito novos secretários

Não há surpresas nos nomes divulgados pelo prefeito eleito de
Sto.André pelo PT; divulgação oficial será dia 15 de dezembro

Bruno Coelho
do Diário do Grande ABC
10/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito eleito de Santo André, deputado estadual Carlos Grana (PT), admitiu que já tem nomes garantidos ou que receberão convites para o primeiro escalão de seu governo a partir do próximo ano.

Embora a divulgação oficial de toda composição do secretariado esteja agendada para 15 de dezembro, o futuro chefe do Executivo anunciou os primeiros oito secretários que o auxiliarão no próximo quadriênio, principalmente aqueles que o ajudaram a vencer a eleição municipal (veja arte ao lado). Não houve surpresas, até agora, do que já se vinha ventilando nos bastidores.

Grana pretende compor o primeiro escalão de forma caseira, ou seja, com poucas pessoas fora de Santo André, justificando que "há gente competente" na cidade. Inicialmente, o prefeito eleito não trabalha com a hipótese de reforma administrativa como critério de escolha. "Vou montar o governo na estrutura atual e depois encaminharei à Câmara um projeto de reforma administrativa. Mas, agora a preocupação é montar o governo", disse.

O petista ratificou sua vice, Oswana Fameli (PRP), também na função de secretária, possivelmente de Educação, devido à sua experiência como educadora e passagem na presidência da Associação das Escolas Particulares do Grande ABC.

Terceiro mais votado na eleição de Santo André (48,7 mil sufrágios), Raimundo Salles (PDT) receberá o convite de Grana para assumir a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. O pedetista teve peso na campanha do petista no segundo turno diante do atual prefeito, Aidan Ravin (PTB).

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, Cícero Martinha (PDT), é cotado para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho.

Sem dizer qual o posto que ocupará, Grana confirmou a presença do vereador Paulinho Serra (PSD) no primeiro escalão. O pessedista apoiou o petista desde o primeiro turno, após deixar o PSDB, por preterir seu projeto de ser candidato à Prefeitura. Especula-se que o parlamentar possa assumir Secretaria de Obras e Serviços Públicos ou Desenvolvimento Urbano e Habitação.

O indicado para ser o articulador entre o Executivo e a Câmara é Arlindo José Lima. Já a mulher de prefeito eleito, Fátima Grana, deve assumir a Secretaria de Inclusão Social. Também é praticamente certo que o ex-prefeito João Avamileno (PT) e a ex- vice Ivete Garcia (PT) comandem Pastas no Executivo. No caso de Ivete, a Secretaria de Orçamento e Planejamento é a mais indicada, por sua passagem pelo setor na administração Avamileno.

Transição - A primeira reunião de transição, prevista para ontem, foi cancelada. Uma outra data será acertada para o encontro entre Aidan e Grana. A solicitação teria partido do petebista.

Agora, cabe ao petista ligar para Aidan e marcar o diálogo, o primeiro desde o desfecho eleitoral. Mesmo assim, o PT tem definida a equipe de transição, a qual está dividida em dois núcleos.

O político é formado por Turco, Arlindo e pelo tesoureiro do PT andreense, Carlos Donizete Sanchez. Sua finalidade será dialogar com Paço sobre serviços essenciais para população e intermediar a ação da equipe técnica com cada secretaria.

O núcleo técnico será dividido, por pessoa, para cada área: Saúde, Educação, Semasa, Craisa, Habitação, Finanças e Orçamento, Administração e Licitações e Cultura, Esporte e Lazer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;