Setecidades Titulo Mobilidade
Cidades do Grande ABC
ganham 260 veículos por dia

Dia Mundial Sem Carro terá cavalgada e atividades com
ciclistas; municípios também darão panfletos explicativos

Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
21/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


De acordo com dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o Grande ABC ganhou, entre outubro do ano passado e julho deste ano, 69,6 mil veículos. A média é de 260 por dia nas ruas da região. O levantamento inclui carros, motocicletas e caminhões.

Às vésperas do Dia Mundial Sem Carro, comemorado amanhã, especialistas alertam quanto aos riscos enfrentados diariamente por milhares de motoristas nas ruas da região. Engarrafamentos e índices de acidentes estão em alta e preocupam.

Para o professor de Engenharia Civil da FEI e mestre em Transportes Creso de Franco Peixoto, nenhuma solução para o tráfego envolve a utilização de carro. "Mostrar que o automóvel está se tornando vilão é fundamental para preparar a população para o dia de amanhã", explica.

A solução, na visão do especialista, é a concentração de investimentos em transporte público, criação de corredores de ônibus e linhas de transporte ferroviário. Para cidades com população estimada em até 600 mil habitantes, soluções alternativas também são utilização de bicicletas. Além disso, a facilidade em adquirir veículos entra na mira da sustentabilidade. "A venda de carro com IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) reduzido é para movimentar a roda da economia, não a  da mobilidade."

CAMPANHA

O Dia Mundial Sem Carro é comemorado em diversos países da Europa. As atividades são realizadas em defesa do meio ambiente e da qualidade vida. O objetivo é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e incentivar os motoristas a experimentar, pelo menos neste dia, outras formas de mobilidade sustentável.

Pensando nisso, o comerciante Glaucio Gomes Nascimento, de São Bernardo, organiza há sete anos cavalgada até a Avenida Paulista. Neste ano, o percurso de 28 quilômetros será feito por 15 pessoas a cavalo, amanhã, com saída marcada para as 7h do bairro Cooperativa. Entre participantes estão empresários e profissionais liberais.

O mentor da ideia não prevê que o movimento ganhe maior proporção por medidas de segurança. "Está dando certo. Esse é o número ideal. Não fazemos evento aberto para evitar problemas. Nada mais sustentável do que fazer um trajeto desses a cavalo."

Apenas as prefeituras de Santo André e São Caetano farão atividades alusivas à data amanhã. Serão entregues aos motoristas panfletos informativos e faixas serão espalhadas pelas cidades. Já em Diadema, moradores de toda região poderão participar do evento Mobilicidade ABCD de bicicleta, até o Teatro Clara Nunes, às 15h (confira os pontos de partida em cada um dos municípios no quadro abaixo).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;