Cultura & Lazer Titulo Conjunto
Arte contemporânea
de maneira coletiva

Grupo Casa da Vez faz sua estreia com estilos
variados que marcam exposição em S.Bernardo

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
24/05/2014 | 08:49
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 Discussões sobre arte contemporânea reuniram Carlos Ribeiro, Gustavo Jerônimo, Guilherme Augusto e Cristina Suzuki. Moradores do Grande ABC, há cerca de oito meses eles começaram a desenvolver debates quinzenais sobre um pouco de tudo. “Colocamos na mesa textos que nos interessam, desde coisas ligadas às artes até ciência e sociologia. Não há algo específico. Trabalhamos o pensamento de produção em um nível conceitual”, explica Cristina.

 Como grande parte das ideais convergia, eles formaram o Casa da Vez, que mescla formatos, cores e dinâmicas. O nome do grupo nasceu do questionamento sobre onde será o próximo debate, sempre na casa de um dos integrantes. Os pensamentos artísticos do quarteto serão revelados pela primeira vez como conjunto a partir de hoje, às 17h, com a abertura da exposição Casa da Vez – Pinacoteca. A mostra fica em cartaz gratuitamente na Pinacoteca de São Bernardo.

“Tudo tem sido muito louco e tenho visto como algo melhor para a nossa produção. Sentia falta de ter discussões sobre milhares de assuntos e a formação desse quarteto veio por conta disso. Nós nos fortalecemos. Minha pesquisa acabava sendo restrita a certas coisas e pegar essas referências externas só soma”, analisa Guilherme Augusto, o Gafi.

DIFERENTES UNIVERSOS

Entre as pesquisas espalhadas pelo local estão as ‘viagens’ com chamas de Carlos Ribeiro. “Trabalho com o fogo como um elemento mais estético. Por meio da queima das superfícies da madeira vão nascendo formas de uma maneira livre. Não tem controle sobre o resultado final e atuo mais como um agente para apresentar os desenhos que aparecem”, diz o morador de Santo André.

Representante de São Bernardo, Gustavo Jerônimo brinca com a quebra de regras em seu projeto Desenho Premiado, no qual volantes da Mega-Sena são reunidos com seus números preenchidos de maneira figurativa. “Quero mexer com o que é estabelecido no mundo, mostrar que existem outros olhares e caminhos de se chegar a algo. Também faço isso em cima de um jogo de xadrez, com tabuleiros e peças criando possibilidades que seriam inexistentes”, comenta.

Cristina Suzuki aposta no estilo site specific, no qual as obras são pensadas para o local onde elas estarão expostas. “Vou ao lugar antes e já penso em usá-lo de forma coerente. Imagino de que forma meu trabalho pode atingir o local”, diz a artista visual sobre seu espaço expositivo recheado de carimbos e estampas. Um vídeo complementa seus estudos.

Após se destacar por meio de pinturas, Gafi coloca seu talento à prova no desenvolvimento de uma instalação. Esta é sua primeira imersão no estilo. Segundo ele, as influências vêm de seu próprio ateliê e das ruas, elemento já característico de sua carreira. “O pessoal vai ver um pouco do meu processo. Costumo trabalhar com composições acumulativas e misturo coisas prontas com obras ainda em processo. Tudo isso forma um conceito.”

Agora, a expectativa do grupo é que a mostra abra outros horizontes. “O desafio é fazer com que o pensamento que permeia quatro artistas seja atrativo para o público. A exposição vai gerar novas discussões e já poderemos ver possibilidades dentro das nossas próprias ações para inter-relações futuras”, conclui Cristina.

Casa da Vez – Pinacoteca – Exposição. A partir de hoje, às 17h. Na Pinacoteca de São Bernardo – Rua Kara, 105. Tel.: 4125-4056. Ter. a sáb., das 9h às 17h; qui., das 9h às 20h30. Grátis. Até 5/7.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;