Política Titulo Dobrada
Siraque perde espaço no governo Grana e fica a reboque de Turco

Deputado federal vai para a reeleição com apoio do prefeito, só que presidente do PT acolhe mais aliados

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
05/05/2014 | 07:14
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O deputado federal Vanderlei Siraque (PT) perdeu espaço no governo do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), e deve entrar na campanha eleitoral, quando concorrerá à reeleição, a reboque da pré-candidatura à Assembleia Legislativa de Luiz Turco, presidente do diretório local petista e postulante a cargo eletivo pela primeira vez. Debutante no pleito, o dirigente municipal era tido no processo como peso fraco da dobrada oficial do Paço, só que, atualmente, após início das reuniões conjunturais, acolhe maior número de aliados na Prefeitura.

O prefeito tem realizado encontros periódicos com comissionados, que são convidados a participar de plenária depois do horário de expediente para tratar, entre outros assuntos, do apoio à dupla no páreo. São mais de 500 funcionários alocados por livre nomeação na Prefeitura. Em contrapartida, episódio recente estremeceu a relação da cúpula da administração andreense com Siraque. Com base em Santo André, o parlamentar fez duras cobranças por suporte que, segundo informações de bastidores, deixaram irritados parte dos integrantes do Paço.

O abalo se refletiu em declarações de adesão, inclusive a candidatos de fora da cidade, como o deputado Helcio Silva (PT), ex-vice-prefeito de Mauá. Ato político protagonizado por Helcio recebeu a presença de vereadores de Santo André. Outro exemplo do caso é a manutenção da pré-candidatura de Silvana Silva a federal, terceira suplente petista na Câmara e integrante da corrente PTLM (PT de Lutas e Massas), minoritária na legenda.

Apesar do imbróglio, o sucesso da dobrada pode ser considerado um termômetro da aceitação do governo municipal, importante para o projeto de continuidade no poder. Grana permanece com a promessa de defesa à dupla petista. Isso porque cumpre acordo feito em 2011, quando Siraque retirou seu nome da prévia na disputa pela Prefeitura em 2012, abrindo caminho para o hoje prefeito. Turco está sendo preparado para ser o sucessor de Grana, provavelmente para 2020.

Procurados, Siraque e Turco não foram localizados para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;