Economia Titulo Negócios
Metalúrgica se transfere
de Diadema para Ribeirão

Indústria de itens para construção civil investe
R$ 8 milhões para montar fábrica no município

Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
05/05/2014 | 07:10
Compartilhar notícia
Divulgação


A economia nacional está em marcha lenta neste ano, mas isso não impediu que metalúrgica da região investisse para ampliar sua capacidade produtiva. Com aporte de R$ 8 milhões, a indústria Torcisão, que faz itens para a construção civil imobiliária e de infraestrutura (barras de ancoragem e acessórios para escoramentos), está se preparando para transferir suas áreas fabril e administrativa de Diadema para Ribeirão Pires.

Nesse município, a empresa adquiriu recentemente terreno de mais de 34 mil m² no bairro Jardim Caçula, próximo à Rodovia Índio Tibiriçá, e a expectativa é que até 2015 as obras de construção do galpão da fábrica, que ocupará 4.800 m², e o escritório, de cerca de 500 m², fiquem prontas, para que a atividade tenha início na nova sede. As instalações em Ribeirão devem aumentar em 20% a capacidade produtiva. A companhia, que é líder de mercado em seu segmento, produziu em 2013 cerca de 4.000 toneladas de aço manufaturado.

Também faz parte do plano de ampliação de atividade fabril o investimento em recursos humanos. A empresa espera atingir 120 empregados diretos e outros 200 postos indiretos. Atualmente, conta com quadro de 60 funcionários.

Em segmento que tem conseguido crescer, apesar da lentidão da economia, a Torcisão projeta incrementar em 8% o faturamento neste ano em relação a 2013. Para isso, tem focado também no desenvolvimento de produtos e na contratação de mão de obra especializada.

Segundo o diretor comercial da metalúrgica, Reinaldo Plaza, o espaço em Diadema está pequeno e não permite expansões, já que não há condições de aumentar mais a área construída (de 6.000 m²). Ele destaca ainda que a mudança permitirá ganhos em logística, já que as novas instalações ficarão próximas do Rodoanel, que liga o Grande ABC a São Paulo e também ao Interior do Estado.

A empresa também vai se beneficiar de incentivo fiscal concedido pela Prefeitura, com base em legislação que prevê isenção de ISS (Imposto sobre Serviços) da construção do imóvel, do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) para aquisição do terreno e de IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana) parcial ou total (de 60% a 100%) por até 12 anos para companhias que investirem na cidade. A companhia deixará de pagar o IPTU pelo período máximo previsto.

POLO - O diretor comercial da metalúrgica Torcisão, Reinaldo Plaza, elogia ainda o esforço da administração municipal em atrair fabricantes para tornar a cidade novo polo industrial. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, Paulo Silotti, destaca que o fato de Ribeirão estar 100% em área de manancial não é impeditivo para a chegada de metalúrgicas. Outras fabricantes, como a Steel Cozinhas (que faz equipamentos para cocção industrial), a Advsant (de receptores de sinal) e a ABC Chapas, estão investindo para se instalar na cidade.

Ainda segundo Silotti, números da administração mostram que o esforço tem dado fruto. O número de aberturas de CNPJ (Certidão Nacional de Pessoa Jurídica) cresceu 15% em 2013. Além disso, a arrecadação tributária também está aumentando. No ano passado, o repasse da arrecadação estadual do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ao município cresceu 16% e valor obtido com o ISS (Imposto sobre Serviços) aumentou 13%. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;