Setecidades Titulo Educação
Região terá 270 vagas para
curso superior a distância

Três cidades ganham polos presenciais da Univesp;
escolas públicas terão bônus na nota do vestibular

Por Natália Fernanjes
Do Diário do Grande ABC
25/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Moradores da região terão oportunidade de ingressar no Ensino Superior de forma gratuita e a distância por meio da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). A instituição abrirá as inscrições para seu primeiro vestibular a partir da segunda-feira e oferecerá 270 vagas para o Grande ABC. Santo André, São Caetano e Diadema terão polos presenciais.

Em todo o Estado serão ofertadas 3.300 oportunidades, sendo 1.296 para Engenharias (de Produção e de Computação) e 2.034 para licenciaturas (Química, Biologia, Física e Matemática). O programa, criado em 2008, foi institucionalizado como a quarta universidade pública de São Paulo em 2012 e oferece cursos dentro do sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) e com apoio do Centro Paula Souza, responsável pelas Fatecs (Faculdades de Tecnologia) e Etecs (Escolas Técnicas) estaduais.

Em Diadema, são 54 vagas para cursar as Engenharias e 54 para Ciências Naturais e Matemática. As aulas presenciais – observadas uma vez por semana – serão realizadas no polo da UAB, no Centro (veja no quadro acima). São 18 vagas para cada um dos três períodos disponíveis: sábados pela manhã ou à tarde e segundas-feiras à noite.

O polo de Santo André será instalado na Fatec da cidade. Estão disponíveis 108 vagas para Ciências Naturais e Matemática. O mesmo curso estará disponível em São Caetano, também na Fatec (Rua Bell Aliance, 225). Lá, são 54 vagas.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) explica que a escolha dos cursos levou em conta as áreas em que é maior a demanda por professores no Estado. “Temos estudo que mostra que até o fim da década mais da metade dos cursos superiores no mundo serão feitos pela rede de computadores”, observa. Segundo ele, a oferta de vagas a distância evita que estudantes percam tempo se deslocando até a universidade.

INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser realizadas via internet, até 16 de maio. A prova, que inclui redação mais prova objetiva, será realizada no dia 8 de junho e o início das aulas está programado para o dia 26 de julho. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher até dois polos de apoio presencial.

O programa oferece bonificação de 20% na nota final para candidatos que se autodeclarem PPI (Pretos, Pardos ou Índios) e tenham cursado Ensino Médio em escola pública. No caso daqueles que apenas cursaram ensino público, a bonificação é de 15%; já candidatos PPI que estudaram na rede privada têm 5% de incentivo. A novidade fica por conta do incentivo para aqueles que já se formaram há pelo menos dez anos no Ensino Médio, que terão 10% de bonificação para retomarem os estudos.

Conforme explica o presidente da Univesp, Carlos Vogt, as turmas serão divididas em grupos de 18 alunos para facilitar o acompanhamento das aulas. Semanalmente haverá encontros presenciais para que o conteúdo possa ser debatido e as dúvidas, sanadas. “Estamos contribuindo para a ampliação da oferta de cursos e vagas no Ensino Superior do Estado de forma gratuita em experiência inovadora”, destaca.

Duas instituições públicas já estão inseridas no sistema de cotas

O Grande ABC já conta com duas universidades públicas: UFABC (Universidade Federal do ABC) e campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em Diadema.

Desde a sua criação, em 2006, a UFABC, que tem campi em Santo André e São Bernardo, reserva 50% de suas vagas para estudantes provenientes de escolas públicas e, dentre estas, há vagas reservadas para estudantes pretos, pardos e índios e candidatos provenientes de famílias com renda per capita inferior a um e meio salário-mínimo. A instituição foi pioneira no País a adotar o sistema.

As federais de Ensino Superior e de Ensino Médio, têm até 2016 para se adequar à Lei de Cotas, sancionada em 2012.

A lei obriga as universidades federais a destinarem 50% do total de vagas a estudantes oriundos de escolas públicas. Até lá, as instituições devem reservar pelo menos 25% das vagas. A medida visa democratizar o acesso ao Ensino Superior gratuito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;