Carlos Boschetti Titulo
Planos mercadológicos – parte 2

Tema traça pontos de sucesso ou fracasso na empresa

Por Carlos Boschetti
10/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


 Na semana passada, dei início a uma explanação sobre planos mercadológicos, é um dos temas mais importantes e determinantes no foco do negócio, é ele que vai traçar os pontos relevantes do sucesso ou fracasso da empresa.

Retomando brevemente, falamos sobre o valor da marca e os cuidados que deve-se ter com ela, e sobre a técnica de aplicação dos quatro ‘Ps’ do marketing. São eles: produto ou portfólio, praça, promoção e preço. Ficamos focados na questão do produto e da praça, hoje nos estenderemos na questão da promoção e do preço.

Lembre-se: um plano mercadológico equivocado pode fadar seu empreendimento ao fracasso. Empreendedores, abram os olhos e aproveitem as dicas!

 

PROMOÇÃO - Atualmente, somos bombardeados diariamente e especialmente nos fins de semana com um verdadeiro ataque das empresas no sentido de divulgarem, anunciarem, promoverem e estimularem os clientes ao consumo. Os canais de informação e vendas são as vias principais para fidelizarem e promoverem a venda. Os jornais, a televisão e a internet são os alvos para atingirem em massa o tão desejado poder de compra da população.

Todavia, cada promoção deve levar em conta seu retorno, seja de marketing ou do investimento (ROI – Return Over Investment), cada propaganda tem um custo, desde a TV aberta, jornais, revistas e redes sociais. A internet atualmente é o canal que possui o custo benefício mais atraente, desde que você tenha um site e tenha conteúdo e capital suficiente para mantê-lo.

 

PREÇO - O catálogo de oferta deve representar exatamente a proposta de valor ao cliente, com os preços ajustados aos custos operacionais e de administração, combater a concorrência e proteger a margem de lucro de cada item do portfólio.

O ajuste na lista de preço deve seguir a concorrência, levando em consideração o poder aquisitivo dos clientes. Pesquisas regulares de preço no mercado tornam-se mandatórias, para os devidos alinhamentos e ajustes, principalmente no estoque. Sempre lembrando que gestão do estoque é imperativo para manutenção do negócio. O desafio de todos os empresários é trabalhar com o conceito de estoque mínimo ou zero.

Para finalizar, gostaria de ressaltar que os planos mercadológicos são realmente o calcanhar de Aquiles de uma companhia, pois muitos iniciam seus negócios com a boa vontade e competência técnica, sem se preocupar com a razão do negócio para o cliente. Portanto, não negligencie essa etapa tão importante do processo de abertura do seu novo empreendimento. Procure entender o cenário e preparar-se da maneira mais adequada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;