Setecidades Titulo Na região
MEC suspende ingresso em duas faculdades

Graduações em Administração em São Bernardo e Ribeirão não podem receber novos alunos

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
07/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou na quinta-feira a suspensão de ingresso de novos alunos em 270 cursos de graduação em todo o País. Na região, os cursos de Administração da Faculdade Interação Americana, em São Bernardo, e das Faculdades Integradas de Ribeirão Pires, do grupo Uniesp, não poderão receber estudantes no próximo ano letivo. Para os alunos já matriculados, nada muda.

A lista completa das instituições foi publicada ontem no Diário Oficial da União. Durante entrevista, em Brasília, o ministro apresentou as medidas de regulação e supervisão tomadas com base nos indicadores de qualidade do Ensino Superior referentes a 2012 – CPC (Conceito Preliminar de Curso) e IGC (Índice Geral de Cursos).

Em escala que vai de 1 até 5, os conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios. Instituições de ensino e cursos ficam sujeitos a medidas de regulação e supervisão. No caso dos cursos da região, ambos com nota 2, como houve tendência de melhoria no CPC na comparação entre os anos de 2009 e 2012, as faculdades ainda poderão reverter a situação ao longo do próximo ano caso firmem protocolo com o Ministério da Educação e corrijam os problemas.

A direção-geral da Faculdade Interação Americana informou que os conceitos estão inseridos na classificação de ascendentes, o que motiva a instituição a continuar com reformulação já iniciada no decorrer deste ano. A faculdade citou a contratação de nova equipe gestora, atualização dos currículos dos cursos e manutenção de corpo docente comprometido e dinâmico como pontos positivos, e afirmou ainda que as ações que serão definidas pelo MEC para resolver as pendências já foram iniciadas e serão informadas assim que solicitadas.

Já a Uniesp, que administra as Faculdades Integradas de Ribeirão Pires, não se manifestou sobre a suspensão.

Os 270 cursos com CPC insatisfatório em 2009 e 2012 representam um corte de 44.069 vagas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Comunicação Social e demais cursos nas áreas de humanidades. Do total de cursos, 152 (24.828 vagas) apresentaram tendência positiva, com melhora contínua de no mínimo dois décimos no período. Outros 118 (19.241 vagas) tiveram tendência negativa, sem avanço nos indicadores. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;