Economia Titulo
Abe fala sobre estratégia de crescimento no parlamento
15/10/2013 | 03:42
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, abriu a sessão parlamentar desta terça-feira falando sobre estratégia de crescimento, preparando o palco para o que pode ser o componente mais crítico e difícil de seu programa econômico - estimulando o crescimento industrial através da desregulamentação e da competição.

Em seu discurso preparado, Abe prometeu criar um ambiente amigável para os empresários e para as novas empresas, promovendo a desregulamentação, pesquisa e desenvolvimento e investimentos de capital.

Nos próximos três anos, o governo vai "pedir uma mobilização total da reforma tributária, políticas orçamentárias, monetárias e de desregulamentação", disse o primeiro-ministro japonês.

Em junho, Abe apresentou o seu programa para apoiar o crescimento, o que ele chamou de "terceira flecha" de suas políticas econômicas. Isto porque é a sequência das duas primeiras flechas de política monetária e reforço dos gastos públicos. Com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas , a maioria das medidas de crescimento estão suspensas desde que o Parlamento encerrou a sua sessão ordinária de junho, à medida que as políticas exigem uma legislação para seguir em frente.

Tendo vencido o controle de ambas as câmaras legislativas em julho, Abe demonstrou que o pacote de crescimento era uma das prioridades de suas administração.

No segundo trimestre, o produto interno bruto (PIB) do Japão cresceu 3,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, o mais expressivo entre os países industrializados. Para tentar compensar o impacto do aumento do imposto sobre vendas de 5% para 8% a partir de abril de 2014, Abe anunciou um pacote de estímulo de 5 trilhões de ienes. Mas, sem reformas estruturais, os economistas dizem que o crescimento sustentável é improvável.

Os possíveis cortes no impostos corporativos estiveram ausentes do discurso de Abe. As reformas trabalhistas para facilitar o mercado de trabalho rígido do Japão também não foram mencionadas.

Os partidos de oposição que procuram uma fraqueza na popularidade de Abe veem essa sessão como oportunidade de evidenciar as falhas do governante. Além de falar do vazamento de água contaminada em Fukushima e do aumento do imposto sobre vendas, os opositores de Abe devem falar da postura do governante durante a reunião entre os líderes da parceria Transpacífico (TPP). Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;