Economia Titulo Atualização
Região tem 1.842 vagas de aulas profissionalizantes
Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
23/07/2012 | 07:42
Compartilhar notícia


 

Preocupado com a falta de mão de obra especializada e a recolocação de profissionais no mercado de trabalho, o governo do Estado de São Paulo decidiu ampliar o número de vagas para os cursos profissionalizantes oferecidos pelo programa Via Rápida Emprego, que abrange o Grande ABC. Na região estão abertas 1.842 oportunidades de capacitação gratuitas, com duração de um a três meses.

Via de regra, qualquer pessoa que resida no Estado e tenha mais de 16 anos pode participar da iniciativa, que neste mês completa um ano. A prioridade, no entanto, será dada a quem tiver idade mais avançada e menor escolarização, ressalta o coordenador do programa Juan Carlos Dans Sanchez. "Tanto o empregado como o desempregado podem se inscrever para realizar o curso desejado. No primeiro caso, a capacitação pode ajudá-lo a se manter no emprego e, no segundo, a ter mais chances de conseguir um trabalho", explica.

No Grande ABC existem oportunidades em todas as sete cidades, sendo a maioria em Santo André (532) e São Bernardo (530). Quanto aos cursos disponíveis, 240 são para assistente administrativo, que tem 100 horas de duração e exigência mínima do Ensino Médio completo. A capacitação permite a alocação do profissional nas áreas de Recursos Humanos, estoque e almoxarifado, por exemplo. São 120 chances para Santo André, 30 para Diadema, 30 para Mauá, 30 para São Bernardo e 30 para São Caetano.

A modalidade de logística básica possui 170 oportunidades: 80 em Santo André, 30 em Diadema, 30 em São Bernardo e 30 em São Caetano. A capacitação de operador de máquinas injetoras para plásticos tem 96 vagas em São Bernardo e a de operação de carga com habilitação em operador de empilhadeira tem 60 em Santo André e 60 em Diadema.

Os cursos são escolhidos de acordo com a necessidade do mercado de trabalho, com base em pesquisa da Fundação Seade. "As aulas são voltadas para os setores que mais estão contratando. Verificamos as demandas das empresas que anunciam investimento", pontua Sanchez.

Para conhecer todas as especializações oferecidas na região e se candidatar para uma delas basta acessar o site www.viarapida.sp.gov.br. As inscrições são permanentes. Segundo Sanchez, cerca de 50% das pessoas que realizam as capacitações conseguem emprego.

O coordenador explica que o governo quer suprir uma forte demanda em cursos de formação básica. Tanto que, em todo o Estado, foram lançadas 37 mil vagas. Para ele, o montante aberto na região, 5% do total, é significativo devido ao peso econômico que a região tem para São Paulo. "Essas são ações que valorizam a mão de obra do ABC, importante centro industrial do Estado."

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;