Memória Titulo Memória
Oba! Vai ter desfile em Santo André

Era uma outra Santo André, toda charmosa, que criava a tradição do desfile...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Era uma outra Santo André, toda charmosa, que criava a tradição do desfile em homenagem ao Dia da Pátria. O paralelepípedo cobria as ruas do Centro velho. O desfile de 7 de setembro.

Repete-se a ação do trio: Antonio Morandus Manias fez as fotos, Carlos Manias Neto as identificou, Célio Antonio Manias difunde a obra do avô e do tio. E Santo André, graças à família Manias, preserva a sua história cívica.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Estadão AM (700) e FM (92,9). Estadão Acervo – Curiosidades sobre os restos mortais de Dom Pedro e as suas duas mulheres; a rota do queijo nas serras mineiras; homenagem a Isaurinha Garcia, considerada a Edith Piaf brasileira. Apresentação: Geraldo Nunes; produção: Valéria Rambaldi. Hoje e amanhã, às 6h e 20h30.

Rádio USP (FM 93,7) – Memória. Toda a trajetória de Luiz Vieira. As canções que marcaram a MPB e suas histórias contadas por ele mesmo. Produção e apresentação: Milton Parron; divulgação: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. A festa cívica do 7 de setembro. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

Trianon AM (740) - Universal AM de Santos (810) – Hoje: black band do pianista Claude Hopkins nos anos 1930 e 1940; Jo Stafford com o quarteto do acodionista Art Van Damme e Johnny Mathis; amanhã: trilhas sonoras dos filmes Quero Casar-me Contigo (1941) e Serenata Azul (1942). Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Momentos inusitados do futebol: coletiva do presidente da Portuguesa de Desportos, Osvaldo Teixeira Duarte, que chorou ao anunciar a dispensa de seis atletas; entrevista com Filpo Nuñes, técnico vitorioso do Palmeiras, que de herói passou a persona não grata e teve sua foto retirada da sala de troféus; a estréia de Muricy Ramalho como jogador de futebol. Produção e apresentação: Milton Parron; divulgação: Cido Tavares. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Contagem regressiva

Faltam quatro dias para o 12º Congresso de História do Grande ABC, Mauá 2013. Abertura será na noite de 11 de setembro, no Teatro Municipal de Mauá.

PARA RELEMBRAR

É a partir da participação dos pesquisadores e profissionais da área de história e memória na sua organização, que o Congresso de História do Grande ABC assume a cada edição seu formato e o tema central que vai orientar a realização do mesmo.

Cf. Jorge Magyar, Fátima R. T. Leal e Margarete F. Lemos Abreu

Informações sobre o Congresso: 4519-4011 e 4519-6456 ou acesse os sites: http://www.consorcioabc.sp.gov.br ou http://www.maua.sp.gov.br

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 7 de setembro de 1983 – Ano 26, nº 5308

Manchete – Afonso Celso Pastore, novo presidente do Banco Central, admite inflação maior para 1984

São Bernardo – Antonio Buonfiglio, primeiro suplente do PMDB, assume a Câmara na licença de Ramiro Meves.

Futebol – Tribunal dá pontos ao Santo André, que assume a terceira colocação da Primeira Divisão, atrás de Palmeiras e São Paulo.

SANTOS DO DIA

- Clodoaldo

- João de Nicomédia

- Regina

HOJE

- Dia da Pátria e Independência do Brasil (ano 191)

- Dia do Grito dos Excluídos

EM 7 DE SETEMBRO DE...

1913 – Dr. Rudge Ramos inicia as obras de recuperação do Caminho do Mar, entre São Paulo e Santos.

1953 – Fundação da Mercedes-Benz do Brasil.

1963 – Ribeirão Pires inaugura extensão de serviços de água.

1973 – Dentro das comemorações da Semana da Pátria são realizados desfiles escolares nas sete cidades do Grande ABC.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

VICTORIANO ORLANDO GONZALEZ GARCIA

(Assunção, Paraguai, 23-3-1927 – São Caetano 31-8-2013)

Na história da formação étnica de São Caetano e Grande ABC, a presença do comendador Victoriano Garcia, que adotou nossa região sem jamais esquecer suas origens. Vivia em São Caetano desde 1950. Trabalhou na General Motors e na Philips. Foi proprietário de uma pequena metalúrgica, estabelecendo-se no ramo têxtil com a empresa Cobertex Industria Têxtil, também em São Caetano.

Foi agraciado com o título de comendador em virtude de ter atuado do programa Adote um Universitário. Em São Caetano, colaborou com a construção da igreja nova de Nossa Senhora de Aparecida, do bairro Barcelona, pertenceu ao Rotary São Caetano Oeste e foi fundador da Creche Zilda Natel.

Comendador Victoriano Garcia se casou em São Caetano. Teve cinco filhos, nove netos e seis bisnetos. Partiu aos 86 anos.

Mario Porfírio Rodrigues, jornalista

SANTO ANDRÉ

Angelina Grasson de Souza, 99. Natural de Bragança Paulista (SP). Dia 4. Cemitério da Saudade, Bragança Paulista.

Elizeu Fatichi, 88. Natural de Socorro (SP). Dia 5. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

Vanil Scabia, 86. Natural de Bauru (SP). Dia 29. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

José Joaquim Bezerra, 64. Natural de Carpina (PE). Ontem. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO

Kaor Hara, 97. Natural do Japão. Dia 5, em Santo André. Jardim da Colina.

José dos Reis, 70. Natural de Areado (MG). Ontem, em Santo André. Jardim da Colina.

SÃO CAETANO

Rubens Pereira da Silva, 77. Natural de São Paulo (SP). Dia 2. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

DIADEMA

Nair Micheloni Porsois, 95. Natural de Dobrada (SP). Dia 5, em Santo André. Vale da Paz.

MAUÁ

Leonide Froze Berini, 77. Natural de Dois Córregos (SP). Ontem, em Santo André. Vale dos Pinheirais.

RIBEIRÃO PIRES

Vicentina Cabral dos Santos, 75. Natural de Ribeirão Pires. Dia 2, em Santo André. Cemitério São José.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;