Cíntia Bortotto Titulo
É a hora de mudar de emprego?

Tenho conversado com alguns headhunters e o cenário
não tem se mostrado tão positivo em termos de contratação

Por Cintia Bortotto
02/09/2013 | 07:20
Compartilhar notícia


Muitas pessoas andam me perguntando, "Cíntia, e aí? É uma boa hora para eu mudar de emprego?". E aqui vai minha posição.

Tenho conversado com alguns headhunters e o cenário não tem se mostrado tão positivo em termos de contratação. No entanto, percebo que, para pessoas que têm alta empregabilidade, ainda temos muitas oportunidades no mercado.

Digo isto porque muitas empresas estão se reestruturando, mudando de patamar, e temos para alguns segmentos os grandes eventos que virão para o Brasil como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

O cenário econômico e principalmente político internacional tem afetado tudo, desde investimentos até estado de espírito do mercado que pensa que devemos aguardar.

É como se estivéssemos esperando as cenas dos próximos capítulos.... será que teremos de volta uma "Guerra Fria", como será que os players mundiais se posicionarão à respeito do que vem acontecendo na Síria e no Egito, por exemplo?

Eu diria, então, que é muito mais um momento de estar no mercado, se é de seu interesse, meu leitor, e só mudar fazendo uma boa análise da empresa, do mercado em que ela atua e, principalmente, tendo certeza se seus valores combinam com a empresa para a qual você está indo. Portanto, mude apenas se for realmente uma oportunidade de desenvolvimento.

E como encontrar as oportunidades? Comece atualizando seu currículo, disponibilizando ele para os headhunters e consultorias de RH e/ou sites de currículos.

Avise um grupo seleto de pessoas que você pensa em se movimentar e, por fim, prepare-se, saiba listar e falar sobre seus atributos de valor. Por que a empresa que procura alguém deve lhe contratar e não fazê-lo com outra pessoa?

Ainda temos muitas oportunidades para especialistas nas áreas de petróleo e engenharia, na medicina – como vemos na mídia, além de em áreas administrativas em geral. A área de serviços tende a se aquecer por conta do final do ano e ainda dos grandes eventos.

Em recente publicação, o Caged apontou que, dentre os oito setores avaliados, seis expandiram o nível de emprego em julho. Pela ordem destacaram-se: agropecuária (+1.897), indústria da transformação (+1.679), construção civil (+633), serviços (+218), administração pública (+69) e serviços industriais (29,56%). Enquanto isso, extrativismo mineral (-79) e comércio (-62) amargaram resultado negativo.

Veja o que fazer se você quer aproveitar oportunidades:

1. Tenha um plano de carreira, saiba onde quer chegar e como.
2. Conheça a si mesmo - saiba de seus pontos fortes e a desenvolver, não espere desenvolvimento de ninguém, vá você mesmo atrás dele.
3. Faça um bom currículo, ele deve chamar a atenção do recrutador para que este lhe chame para a entrevista.
4. Prepare-se para a entrevista, tenha bons exemplos comportamentais à manga e números de resultados apresentados nas empresas anteriores.

5. Pesquise sobre a empresa, não se esqueça de que a escolha acontece dos dois lados!

Siga confiante e boa sorte!
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;