Cena Política Titulo
Brincando com fogo

Há vereadores que não têm a dimensão de um problema judicial

Por Do Diário do Grande ABC
01/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Há vereadores que não têm a dimensão de um problema judicial. Principalmente aqueles que insistem em manter parentes em cargos de chefia. E pior: não se trata de nepotismo cruzado - quando o parente de algum integrante do Poder Legislativo trabalha no Poder Executivo e vice-versa. São vagas diretamente ligadas ao gabinete.

Se os deputados federais - sim, aqueles que não ficam perto de sua base durante os sete dias da semana - sofreram desgaste suficiente por conta da polêmica provocada pelo mau uso das passagens áreas, que dirá os parlamentares que permanecem em suas cidades a semana inteira.

Das duas, uma: ou são muito otimistas ou muito caras-de-pau. Mesmo com a Justiça morosa, não há pior punição para um parlamentar que a perda de votos. Perder uma eleição pode colocar em xeque toda estratégia política traçada. E nas urnas, não há piedade. Mesmo com toda a desinformação, o eleitor sempre está próximo do vereador e sabe muito bem as práticas de cada um...

BASTIDORES

Xeque-mate
O vereador de Santo André Almir Cicote (PSB) apresentou na Câmara um projeto audacioso. A ideia é incluir aulas de xadrez como matéria extracurricular nas escolas de Ensino Fundamental em Santo André. O parlamentar se baseou em cidades brasileiras que já adotaram o sistema nas salas de aula. Para o socialista, o xadrez desenvolve estratégia, raciocínio lógico e planejamento. Talvez, seja uma alternativa.

Alternativa à crise
A crise econômica mundial trouxe à tona uma sugestão do vereador de São Caetano Paulo Pinheiro (PTB). A ideia é orientar as famílias quanto ao planejamento financeiro. E sabe como? Criando mais uma campanha permanente na cidade - que, juntamente às semanas temáticas, é recordista de sugestões de parlamentares. O problema é que, embora diga quais os tópicos a serem abordados (como aplicação de recursos na Saúde, Educação, alimentação, lazer) não diz quem fará o trabalho nem onde nem como. Será muito esclarecedor.

Lula lá
Depois de manter visitas oficiais semanais ao Grande ABC durante o período eleitoral do ano passado, o presidente Lula (foto) está em peregrinação por outros estados. Habituado a presenciar as comemorações do Dia do Trabalho em São Bernardo, hoje será diferente. Ele estará no Rio de Janeiro. À noite, talvez, voe para São Paulo, com o objetivo de passar o fim de semana em sua residência na região. É, não será neste ano que o apadrinhado político de Lula poderá celebrar a data ao lado do presidente. Fazer o quê?

Vamos trabalhar, pessoal!
A área de Comunicação de uma prefeitura da região tem dificultado o trabalho da imprensa. Procurados, os integrantes do setor, quase sempre, dizem estar muito ocupados para atender. Embora, ao fundo, é possível escutar comentários a respeito de futebol, viagens e programas pessoais. Enquanto isso, a espera por uma resposta pode chegar até a três dias. Isso, com muito otimismo. E o povo fica sem resposta. Respeito é bom e todo mundo gosta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;